Nessa Unidade podemos aprender um pouco mais sobre os distúrbios de glicemia, a hipoglicemia e hiperglicemia. A corrente sanguínea tem função transportadora, inclusive de levar a glicose para todo o nosso corpo. A concentração de glicose na corrente da sanguínea, chamada de glicemia, que tende a permanecer em equilíbrio em pessoas saudáveis. Entretanto, quando atinge níveis abaixo ou acima do normal, causa problemas que podem se agravar, chegando até à óbito. No final de 1997, a American Diabetes Association (ADA) sugeriu como critério, baseada em sensibilidade e especificidade diagnóstica, a obtenção de apenas uma glicemia de jejum igual ou superior a 126mg/dl, e até hoje é tomado como parâmetro para verificar os distúrbios glicêmicos. Visto isso conceitue Hipoglicemia e Hiperglicemia, e explique os procedimentos utilizados em primeiros socorros para dar o suporte a vítimas de hipoglicemia e hiperglicemia
Soluções para a tarefa
Resposta: Hiperglicemia aumento excessivo dos niveis de açucar, hipoglicemia redução excessiva de açucares na corrente sanguinea.
Explicação:
Sendo a glicemia a concentração de glicose na corrente sanguínea e a glicose é uma das principais fontes de energia para organismos vivos, a oscilação da glicose pode ocasionar diversos prejuízos a saúde bem como mal estar ao indivíduo, entre tantos os principais são Hiperglicemia e Hipoglicemia. Vale salientar que em ambos os casos antes de começar o atendimento é indispensável mesurar os níveis de açúcar do paciente e para isso é necessário, quando possível, realizar o teste glicêmico
A Hiperglicemia é o aumento rápido e excessivo dos níveis de açúcar na corrente sanguínea que ocasionam maior necessidade de urinar e de beber água, dormência, formigamento, visão turva, dor nas pernas entre outros sintomas. A hipoglicemia é a diminuição rápida e excessiva dos níveis de açúcar na corrente sanguínea que ocasionam tontura, palidez, confusão metal, baixa coordenação motora desmaios entre outros sintomas.
Nos casos de Hiperglicemia em que c paciente está consciente, o socorrista deve verificar se o paciente utilizou alguma medicação e se esta alimentado, bem como se o mesmo carrega consigo seringa de insulina SOS, para o caso positivo, a mesma deve ser injetada no entorno do umbigo ou no membro superior do paciente e aguardar em torno de 15 minutos para que seja restaurado o bem estar, caso isso não aconteça ou o paciente não carregue consigo insulina, deve se chamar imediatamente o serviço de urgência e emergência. Se o paciente estiver inconsciente o serviço de urgência e emergência deve ser acionado imediatamente e o socorrista deve manter os membros inferiores do paciente levemente elevados até a chegada do atendimento.
Já nos casos de Hipoglicemia em que o socorrista identifica que o paciente está consciente deve se verificar quando o mesmo realizou a ultima refeição, pode s oferecer uma bala, mel um suco ou mesmo um pouco de água para que ele se recupere, caso isso não aconteça deve se encaminhar o mesmo para uma unidade de pronto atendimento. No caso de o paciente estar inconsciente é necessário chamar um serviço de urgência e emergência e não oferecer nenhum tipo de alimento para que ele não engasgue os aspire o mesmo.