Nenhum povo está mais distante dessa noção ritualista da vida do que o brasileiro. Nossa forma ord inária de convívio social é , no fundo, justam ente o contr ário da polidez. Ela pode iludir na aparência – e isso se explica pelo fato de a atitude polida consistir precisamente em uma espécie de mímica deliberada de manifestações que são espontâneas no "homem cordial": é a forma natural e viva que se converteu em fórmula. Além disso, a polidez é, de algum modo, organização de defesa ante a sociedade. Com base no fragmento anterior, percebe-se que, ao delinear o perfil do "homem cordial" brasileiro, Sérgio Buarque de Holanda apresenta-o como alguém que Autiliza a corte sia co mo e stratég ia socia l. Badota um modelo de conduta antissocial. Creproduz o s rituais de distinçã o de classe . Dprivilegia decisões que induzam os conflitos. Eapresenta hábitos reconhecidamente simples.
#SAS
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Alternativa correta: Letra e. apresenta hábitos reconhecidamente simples.
Sérgio Buarque de Holanda apresenta o homem cordial brasileiro como indivíduos que não apresenta conhecimento acerca de questões políticas e as diferenças, por exemplo, entre as instâncias públicas e privadas, principalmente entre o Estado e a família.
Sendo assim, o homem cordial apresenta um grande espírito hospitaleiro, dotado de grande fundo de emotividade, além de credulidade, comparando-o com aparências de grande inocência.
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás