Nem a mão nua, nem o intelecto, deixados a si mesmos, logram muito. Todos os feitos se cumprem com instrumentos e recursos auxiliares, de que dependem, em igual medida, tanto o intelecto quanto as mãos. Assim como os instrumentos mecânicos regulam e ampliam o movimento das mãos, os da mente aguçam o intelecto e o auxiliam. Ao abordar o conhecimento, o texto apresenta uma visão caracterizada por A afirmar a incerteza do pensamento humano. B garantir a certeza dos saberes científicos antigos. C pensar a infalibilidade da fé na busca pela verdade. D defender a irrelevância dos sentidos e experiências. E indicar o uso de recursos que auxiliem as investigações. GAB - E indicar o uso de recursos que auxiliem as investigações.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa E
Explicação:
Olá!
O texto fala sobre a relevância da razão e das experiências para o conhecimento sobre o mundo, mas esclarece que razão e experiência dependem de instrumentos, recursos e métodos para irem além, poderem fazer e conhecer mais: “Assim como os instrumentos mecânicos regulam e ampliam o movimento das mãos, os da mente aguçam o intelecto e o auxiliam”, de maneira que a alternativa correta é aquela que afirma que o texto faz uma defesa do uso de recursos que auxiliem as investigações, ou seja, a E. Analisaremos as demais alternativas:
A) INCORRETA – O texto não está falando que o pensamento humano é incerto, mas que deve buscar certezas e conhecimento com o apoio dos recursos adequados.
B) INCORRETA – Isso não é afirmado ao longo do texto.
C) INCORRETA – Essa visão tampouco é defendida. O texto está falando de métodos e recursos para o conhecimento sobre o mundo natural, não sobre a fé.
D) INCORRETA – O texto apresenta os limites da razão e da experiência, mas não afirma que elas sejam irrelevantes.