Pedagogia, perguntado por JULIANAJUSSARA1, 9 meses atrás

[...] negros nascem com peso inferior a brancos, têm maior probabilidade de morrer antes de completar um ano de idade, têm menor probabilidade de frequentar uma creche e sofrem de taxas de repetência mais altas na escola, o que leva a abandonar os estudos com níveis educacionais inferiores aos dos brancos. Jovens negros morrem de forma violenta em maior número que jovens brancos e têm probabilidades menores de encontrar um emprego. Se encontrarem um emprego, recebem menos da metade do salário recebido pelos brancos, o que leva a que se aposentem mais tarde e com valores inferiores, quando o fazem. Ao longo de toda a vida, sofrem com o pior atendimento no sistema de saúde e terminam por viver menos e em maior pobreza que brancos. (IPEA, 2007, p. 281 apud CICONELLO, 2008) Ciconello, A. O desafio de eliminar o racismo no Brasil: a nova institucionalidade no combate à desigualdade racial. Oxfam International, 2008. Com relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e à diversidade, em especial à questão racial, assinale a alternativa INCORRETA:
a.

A distância entre a educação de brancos e negros é apontada em diversos relatórios divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).
b.

Não apenas o acesso à educação é defasado para a população afrodescendente, sendo necessário apontar a qualidade, uma vez que educação de qualidade também é mais restrita aos negros.
c.

O desafio para a política educacional está em ampliar o acesso a cursos e modalidades de Educação de Jovens e Adultos com a finalidade de acelerar o crescimento da escolaridade média da população.
d.

A população afrodescendente pós-Lei Áurea é diferente da população atual, o que injustifica o recorte racial nas questões educacionais.
e.

Em 2009 cerca de 20% dos afrodescendentes brasileiros, entre 18 e 24 anos de idade, estariam no Ensino Fundamental.

Soluções para a tarefa

Respondido por leovilquer
64

Resposta:

D

Explicação:

A população afrodescendente pós-Lei Áurea é diferente da população atual, o que injustifica o recorte racial nas questões educacionais.


soubaianoderemanso: A população afrodescendente pós-Lei Áurea é diferente da população atual, o que injustifica o recorte racial nas questões educacionais. certa!
Respondido por jaquersantana
9

Com relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e à diversidade, em especial à questão racial, a alternativa incorreta é a seguinte: d. "A população afrodescendente pós-Lei Áurea é diferente da população atual, o que injustifica o recorte racial nas questões educacionais".

Análise das alternativas sobre EJA, diversidade e questão racial

  • a. "A distância entre a educação de brancos e negros é apontada em diversos relatórios divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)" -> Correto, infelizmente os negros ficam em desigualdade também em termos de educação quando comparados aos brancos.
  • b. "Não apenas o acesso à educação é defasado para a população afrodescendente, sendo necessário apontar a qualidade, uma vez que educação de qualidade também é mais restrita aos negros" -> Correto, é um problema de múltiplas faces, falta acesso e mesmo nos casos em que se tem acesso, a educação peca em qualidade.
  • c. "O desafio para a política educacional está em ampliar o acesso a cursos e modalidades de Educação de Jovens e Adultos com a finalidade de acelerar o crescimento da escolaridade média da população" -> Correto, essa ampliação é necessária (ao mesmo tempo em que é um desafio), visto que a escolaridade média da população é baixa.
  • d. "A população afrodescendente pós-Lei Áurea é diferente da população atual, o que injustifica o recorte racial nas questões educacionais" -> Incorreto (alternativa a ser marcada), pois apesar de a população ser diferente, as disparidades ainda são gritantes, justificando o recorte social.
  • e. "Em 2009 cerca de 20% dos afrodescendentes brasileiros, entre 18 e 24 anos de idade, estariam no Ensino Fundamental" -> Correto, esses dados são mostrado em uma tabela do material de estudo da disciplina (com fundamento em informações do IBGE, IPEA e Pnad).

Mais sobre a EJA: https://brainly.com.br/tarefa/23394379

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes