Necessito urgentemente de uma redação acima de 800 sobre:
"Riscos do aumento do consumo de álcool e de outras drogas entre os jovens no Brasil."
Soluções para a tarefa
Eu fiz uma sobre uso de drogas ilícitas no Brasil (abordei os jovens e a nota foi 920, espero que ajude, dá para fazer pequenas alterações pra se encaixar totalmente com o tema)
1° p.: Na série "Prision Break", há um personagem chamado T-bag cujo mesmo usa drogas ilícitas, como consequências do consumo de tais elementos, o ator fica fora de seus controles físicos e emocionais e, pr fim, acaba sendo preso. Por trás das telas, várias pessoas consomem entorpecentes ilícitos no Brasil.
2° p.: Primeiramente, é importante ressaltar como a saúde tem influência no que tange ao uso de drogas ilícitas no Brasil, por exemplo: se o indivíduo ingerir entorpecentes em grande quantidade pode ter overdose, dependendo da situação, também resulta em morte, um dos casos mais conhecidos é o da cantora Amy Winehouse Sob esse âmbito, observa-se irresponsabilidade do Ministério da Saúde no que diz respeito à aplicação de ênfase necessária para o assunto, tornando o tema ignoto para alguns brasileiros.
3° p.: Ademais, a educação é importantíssima no assunto. Normalmente, as instituições brasileiras de ensino apresentam poucas aulas retratando as sequelas do uso de drogas ilícitas, apesar de existirem programas como o PROERD (Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência), não há um esquema efetivo que altere a vivência de jovens que estão expostos à essa vulnerabilidade. De acordo com a fundação Oswaldo Cruz, aproximadamente 3,5 milhões de brasileiros usaram substâncias ilícitas em período recente.
4° p: Além disso, no Brasil, bebidas alcoólicas são proibidas para menores de idade, mas alguns comerciantes que só visam o lucro não se importam em vender tais elementos, pois os mesmos sabem que não se tem uma fiscalização rigorosa para puni-los, tornando um problema de caráter inercial.
5° p.: De acordo com Newton, dois corpos tendem a permanecer em seu estado natural até que se aplique uma força sobre eles.Destarte, cabe ao Ministério Público fiscalizar e multar o estabelecimento que vender bebidas para menores de idade. Além disso, é dever do MEC impor esquemas efetivos de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, mostrando todas as consequências do uso das mesmas. Por fim, o Ministério da Saúde fará campanhas midiáticas expondo todos os riscos do uso de elementos ilegais e prejudiciais à saúde. Dessa forma, o uso de drogas ilícitas será erradicado no Brasil, casos como o de T-bag deixarão de existir e a inércia com relação ao tema será extinta.
Resposta:
A fase da adolescência é um período caracterizado pela curiosidade e impulsividade, e é onde também comumente ocorre a experimentação de substâncias legais e ilegais, seja por,[8] pressão social ou por conflitos pessoais e familiares. [9]Fato preocupante, visto que, o consumo em estágio de desenvolvimento acarreta [10]em graves danos mentais e sociais. [11]Embora existam leis restritivas, o consumo ainda é uma prática comum, portanto, é um tema que merece atenção especial.
[6]De acordo com uma recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), cerca de 70% dos adolescentes já ingeriram bebida alcoólica, uma estatística alarmante visto que o consumo precoce pode potencializar a possibilidade do jovem se tornar depende químico, desenvolver transtornos psíquicos e apresentar vulnerabilidade social. Além de impactar seriamente no organismo imaturo. Ademais, os índices brasileiros de violência relacionados [1]à drogas expõe seu potencial de devastação relacionado com mortalidade e acidentes, desse modo, seu uso apresenta elevados prejuízos sociais.
[7]Outrossim, o não cumprimento de dispositivos legais restritivos e a ausência de diálogo entre pais e filhos incertamente [12]diminuirá esses altos índices, ambientes familiares desestruturados onde discussões são postergadas deixando os filhos alheios a informação e a facilidade de adquirir substâncias intensificam a problemática. De certo, o mercado publicitário de etílicos também [2]reforçam o uso do álcool entre adolescentes, pois [13]normatizam a questão tornando-a corriqueira.
[15]Portanto, diante dos riscos que o abuso de drogas [3]acarreta socialmente, é imprescindível a atuação do [4]estado em reforçar os meios legais e regulamentadores como a maior taxação de etílicos e a fiscalização constante em comércios a fim de evitar a venda para menores de 18 anos; como também, a vedação de propagandas de bebidas alcoólicas e a aplicação de [14]campanhas condenatórias no âmbito audiovisual. Além disso, escolas e famílias devem operar em conjunto fomentando a discussão dos riscos e exemplificando o que o uso [5]insconciente promove em curto e longo prazo, desse modo, advertindo e orientando os adolescentes.