(NCE-RJ/Economista/Ministério da Integração Nacional/2005) - Modificada
O modelo Mundell Fleming é um conjunto de teorias que prevê uma configuração de economia aberta. Nesse cenário, os mercados de capital e bens são internacionalmente integrados. De acordo com o modelo, as consequências de uma política fiscal expansionista numa grande economia aberta, com taxa de câmbio flexível seriam:
A taxa de juros sobe, a renda aumenta e a taxa de câmbio se valoriza.
A taxa de juros cai, a renda aumenta e a taxa de câmbio se deprecia.
Errado
A taxa de juros cai, a renda aumenta e a taxa de câmbio se valoriza.
(Certo) A taxa de juros sobe, a renda sobe e a taxa de câmbio se deprecia.
A taxa de juros e de câmbio mantêm-se constantes e a renda cai.
Soluções para a tarefa
()6999676886869798798878
Resposta:
A taxa de juros sobe, a renda sobe e a taxa de câmbio se deprecia.
Explicação:
A afirmativa a taxa de juros cai, a renda aumenta e a taxa de câmbio se deprecia está incorreta, pois haverá deslocamento da curva IS para a direita, com aumento da taxa de juros e da renda.
A afirmativa a taxa de juros cai, a renda aumenta e a taxa de câmbio se valoriza está incorreta, pois o déficit observado no balanço de pagamentos provoca depreciação do câmbio. Haverá deslocamento da curva IS para a direita, com aumento da taxa de juros e da renda.
A afirmativa a taxa de juros sobe, a renda aumenta e a taxa de câmbio se valoriza está incorreta, pois o déficit observado no balanço de pagamentos provoca depreciação do câmbio.
A afirmativa a taxa de juros sobe, a renda sobe e a taxa de câmbio se deprecia está correta, pois o déficit observado no balanço de pagamentos provoca depreciação do câmbio e novo deslocamento da curva IS para a direita. Verifica-se aumento da renda, da taxa de juros e depreciação da taxa de câmbio
A afirmativa a taxa de juros e de câmbio mantêm-se constantes e a renda cai está incorreta, pois o déficit observado no balanço de pagamentos provoca depreciação do câmbio. Haverá deslocamento da curva IS para a direita, com aumento da taxa de juros e da renda.