Biologia, perguntado por murgiathais, 3 meses atrás

Nayla tinha 31 anos quando engravidou pela terceira vez. Seu grupo sanguíneo era A, Rh-negativo. Seu marido, Danilo era A, Rh-positivo. Seu primeiro filho era um menino saudável. Durante a 2º a gestação, na 29ª semana de gestação, uma amostra de sangue foi coletada do cordão umbilical e exames hematológicos indicaram que o feto estava muito anêmico, foram transfundidos 85 mL de papa de hemácias. Na 35ª semana de gestação, verificou-se que o feto estava suficientemente maduro e o parto foi induzido.
Considerando as reações de hipersensibilidade e o caso clínico, analise as assertivas e assinale a alternativa que indica o tipo de reação de hipersensibilidade e respectiva doença do caso:

Alternativa 1:
HP tipo II / Anemia Hemolítica Autoimune

Alternativa 2:
HP tipo II / Eritroblastose fetal.

Alternativa 3:
HP tipo III / Diabetes mellitus tipo 1.

Alternativa 4:
HP tipo III / Púrpura trombocitopênica.

Alternativa 5:
HP tipo III / AIDS-HIV.


lippert2013: up

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielamorip
1

De  acordo com as reações de hipersensibilidade descritas no caso, é possível afirmar que se trata de uma reação de hipersensibilidade do tipo II, referente à eritroblastose fetal (alternativa 2).

Eritroblastose Fetal

A eritroblastose ou doença hemolítica do recém-nascido consiste em uma condição na qual a mãe do feto apresenta tipo sanguíneo Rh negativo e o pai, Rh positivo. Nesse sentido, caso o feto venha a apresentar sangue do tipo Rh positivo, é possível que o corpo materno passe a produzir anticorpos contra as hemácias do filho.

Normalmente, a sensibilização ocorre durante o parto da primeira gestação. Assim, na gravidez do segundo filho a eritroblastose fetal pode vir a ocorrer, causando uma anemia hemolítica no feto.

Outra questão sobre eritroblastose fetal:

https://brainly.com.br/tarefa/5622406

#SPJ1

Anexos:
Respondido por enildamunaretti68
0

Resposta:

HP tipo II / Eritroblastose fetal.

Explicação:

Perguntas interessantes