Geografia, perguntado por elisasantos598, 1 ano atrás

Navegar é preciso, viver não é preciso! (PESSOA. Fernando. Obra poética. Organizaçao de Mana Aliete Galhoz. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 2004. p. 841.) Fernando Pessoa abordou o tema “viagem" ao longo de sua obra e viveu parte de sua vida no exterior, para onde viajava de navio. Como Camões, Gil Vicente e tantos outros escritores portugueses, enalteceu o oceano em suas poesias e narrou em seus poemas a aptidão oceânica presente na história de Portugal. A afirmação poética acima permite, ao menos, duas interpretações. A primeira remete ao criador original da frase, Pompeu, um general romano que inspirou Pessoa. Nesse sentido, a frase diz respeito aos riscos da navegação em uma época em que era necessário desbravar mares em busca de conquistas territoriais. Já a segunda tem um quê do existencialismo humano, um híbrido entre a busca de si mesmo e a imensidão do mar, em uma perspectiva subjetiva. Ao longo do poema. Pessoa afirma que o importante é criar, não viver

1. Com base no texto acima, responda:
a) A expansão ultramarina portuguesa se deu em direção a quais oceanos?
b) Consulte os mapas "Planisfério: correntes marítimas", na página 180, e "As Grandes Navegações", na página 34, e destaque algumas correntes marítimas que Vasco da Gama teve de atravessar ao sair de Portugal, contornar a África e atingir a índia.
c) Dentro da perspectiva subjetiva do poeta, reflita sobre os motivos por que viajar seria mais importante que viver.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
49
Olá,

a) As explorações portuguesas ocorreram em todas as direções do oceano, eles fizeram acordos  na América do Sul, África e Ásia. Procuravam uma rota alternativa para as chamadas "índias" centro comercial.

b) Os portugueses tiveram que enfrentar muitas correntes, no trecho a 'seguir retrata algumas "Gama, tiveram que cruzar a corrente Sul Equatorial, até encontrarem a corrente do Brasil, onde alcançariam a
velocidade de 5 nós para sul. Apesar do percurso ter se tornado maior, o tempo de viagem seria menor, pois no Golfo
da Guiné, não era raro os navios ficarem retidos até 40 dias. Ainda teriam a corrente de Benguela ao longo da costa
Africana opondo-se a esta rota."

c) O viajar ajuda a escrever a história, a ficar na memória "mudar o mundo", por isso que navegava colocava grandes valores, maiores até do que a vida, nas navegações.
Perguntas interessantes