Português, perguntado por victorrc2216, 1 ano atrás

AEIOU

Manhã de primavera. Quem não pensa Em doce amor, e quem não amará? Começa a vida. A luz do céu é imensa... A adolescência é toda sonhos. A. O luar erra nas almas. Continua O mesmo sonho de oiro, a mesma fé. Olhos que vemos sob a luz da lua... A mocidade é toda lírios. E. Descamba o sol nas púrpuras do ocaso. As rosas morrem. Como é triste aqui! O fado incerto, os vendavais do acaso... Marulha o pranto pelas faces. I. A noite tomba. O outono chega. As flores Penderam murchas. Tudo, tudo é pó. Não mais beijos de amor, não mais amores... Ó sons de sinos a finados! O. Abre-se a cova. Lutulenta e lenta, A morte vem. Consoladora és tu! Sudários rotos na mansão poeirenta... Crânios e tíbias de defuntos.(. GUIM ARAENS, A lphonsus de. Poesia completa. Ríd de Janeiro: Nova Aguilar, 2DD1.)

No poema, cada vogal se relaciona a diferentes momentos ou estágios da vida. Quais são eles?
Além das vogais, a que outros elementos algumas das fases da vida estão associadas? Justifique sua resposta com trechos do poema.

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
28
Olá!!! Bom vamos lá! 

As 5 vogais estão apontando para a adolescência, mocidade, maturidade, velhice e morte, ou se preferir nascimento, infancia, adolescia, juventude, e velhice.

Podemos perceber isso claramente nas frases :

"Começa a vida "

"A adolescencia é toda de sonhos"

"A Mocidade é toda de lírios"

"O fado incerto, os vendavais do acaso."

Abre-se a cova. Lutulenta e lenta, A morte vem."

Podemos ver que através dos versos o poema deixa tudo bem claro, sobre as fases, isso porque as frases são curtas e claras a ponto que consigamos entender o que o autor nos quer dizer sem muita interpretação.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes