Saúde, perguntado por ligiatorres1, 2 meses atrás

“Náuseas e vômitos são os sintomas mais estressantes e incômodos referidos pelos pacientes oncológicos. Aproximadamente metade dos pacientes com câncer vivenciará náuseas e vômitos em alguma fase da doença. Estudos apontam para uma variação de 38 a 60% de prevalência desses sintomas durante a quimioterapia”.



GOZZO, Thais de Oliveira et al. Ocorrência e manejo de náusea e vômito no tratamento quimioterápico em mulheres com câncer de mama. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 117-123, set. 2014. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2016.

Sobre os fármacos anti-eméticos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

Selecione uma alternativa:
a)
A dexametasona aumenta os efeitos anti-eméticos da meclizina.

b)
A difenidramina é usada no tratamento da êmese leve a moderada em pacientes em quimioterapia com fluorouracil ou metotrexato.

c)
A metoclopramida é usada no tratamento da êmese severa em pacientes submetidos à terapia anti-neoplásica por antagonizar tanto os receptores D2 como os 5-HT3.

d)
A granisetrona é um antagonista dos receptores D2 da dopamina na zona gatinho quimiorreceptora e no núcleo do trato solitário.

e)
A metoclopramida é usada no tratamento da êmese severa em pacientes submetidos à terapia anti-neoplásica por antagonizar tanto os receptores D5 como os 5-HT3.

Soluções para a tarefa

Respondido por keilacrsantos
3

Resposta:

letra C

Explicação:

Na década de 1970, hospitalizações prolongadas devido à náusea após a Qt foram comuns. Entretanto, desde o advento das medicações antagonistas 5-HT3, esse problema tem sido melhor contornado. Atualmente, com os antieméticos disponíveis, as náuseas e os vômitos têm ocorrido em 35% dos indivíduos em esquemas de Qt altamente emetogênicos e em 13% daqueles em esquemas moderadamente emetogênicos.

As náuseas e os vômitos induzidos pela Qt podem ser considerados agudos quando iniciam de 1 a 2 horas após o início do tratamento, com pico da sensação da êmese em 4 a 6 horas - considerada aguda até 24 horas do início da Qt, e tardia se 24 horas depois do início da Qt, e ocorrendo, ainda, náuseas e vômitos antecipatórios - se antes da Qt, em pacientes que apresentaram náuseas e vômitos em ciclos quimioterápicos prévios. Há também a ocorrência de vômitos apesar da terapia profilática e dos refratários, isto é, os sintomas permanecem apesar de terapia profilática adequada

Perguntas interessantes