natureza e identidade da pedagogia
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Introdução
Um
dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos
é
a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades
educativas,
levando, por consequência, a uma diversificação da ação
pedagógica
na sociedade. Em várias esferas da prática social, mediante as
modalidades
de educação informais, não-formais e formais, é ampliada a produção
e
disseminação de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos,
habilidades,
hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas
pedagógicas.
Desenvolvimento
A
idéia de senso comum, inclusive de muitos pedagogos, é a de que Pedagogia é
ensino, ou melhor, o modo de ensinar. Uma pessoa estuda Pedagogia para ensinar
crianças. O pedagógico seria o metodológico, o modo de fazer, o modo de ensinar
a matéria. Trabalho pedagógico seria o trabalho de ensinar, de modo que o termo
pedagogia estaria associado exclusivamente a ensino.
Há,
de fato, uma tradição na história da formação de professores no Brasil segundo
a qual pedagogo é alguém que ensina algo. Essa tradição teria se firmado no
início da década de 30, com a influência tácita dos chamados “pioneiros da
educação nova”, tomando o entendimento de que o curso de
Pedagogia
seria um curso de formação de professores para as séries iniciais da
escolarização obrigatória. O raciocínio é simples: educação e ensino dizem respeito
a crianças (inclusive porque “peda”, do termo pedagogia, é do grego “paidós”,
que significa criança). Ora, ensino se dirige a crianças, então quem ensina
para crianças é pedagogo. E para ser pedagogo, ensinador de crianças, é preciso
fazer um curso de Pedagogia. Foi essa idéia que permaneceu e continua viva na
experiência brasileira de formação de professores.Aliás, a aceitar esse
raciocínio, não sabemos porque os cursos de licenciatura também não receberam a
denominação de cursos de Pedagogia.
A
idéia de conceber o curso de Pedagogia como formação de professores, a meu ver,
é muito simplista e reducionista, é, digamos, uma idéia de senso comum. A
Pedagogia se ocupa, de fato, com a formação escolar de crianças, com processos
educativos, métodos, maneiras de ensinar, mas, antes disso, ela tem um
significado bem mais amplo, bem mais globalizante.
Ela
é um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e
historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa. O
didata alemão SCHIMIED-KOWARZIK (1983) chama a Pedagogia de ciência da e para a
educação, portanto é a teoria e a prática da educação. Ela tem um caráter ao
mesmo tempo explicativo, praxiológico e normativo da realidade educativa, pois
investiga teoricamente o fenômeno educativo, formula orientações para a prática
a partir da própria ação prática e propõe princípios e normas relacionados aos
fins e meios da educação.
Pedagogia
é, então, o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da
educação − do ato educativo, da prática educativa como componente integrante da
atividade humana, como fato da vida social, inerente ao conjunto dos processos
sociais. Não há sociedade sem práticas educativas.
Pedagogia
diz respeito a uma reflexão sistemática sobre o fenômeno educativo, sobre as
práticas educativas, para poder ser uma instância orientadora do trabalho
educativo. Ou seja, ela não se refere apenas às práticas escolares, mas a um
imenso conjunto de outras práticas. O campo do educativo é bastante vasto, uma
vez que a educação ocorre em muitos lugares e sob variadas modalidades: na
família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação, na
política, na escola. De modo que não podemos reduzir a educação ao ensino e nem
a Pedagogia aos métodos de ensino. Por consequência, se há uma diversidade de
práticas educativas, há também várias pedagogias: a pedagogia familiar, a
pedagogia sindical, a pedagogia dos meios de comunicação etc., além, é claro,
da pedagogia escolar.
Podemos
dizer, então, que a toda educação corresponde uma pedagogia.
Mas
o que entendemos sobre esse termo que denominamos educação ou prática
educativa? Educação compreende o conjunto dos processos, influências,
estruturas e ações que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e
grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado
contexto de relações entre grupos e classes sociais, visando a formação do ser
humano. A educação é, assim, uma prática humana, uma prática social, que
modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais,
culturais, que dá uma configuração à nossa existência humana individual e
grupal.
robertinhacrist1:
obrigado
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