Filosofia, perguntado por salvejunior, 7 meses atrás

“Nascer é, simultaneamente, nascer do mundo e nascer para o mundo. Sob o primeiro aspecto, o mundo já está constituído e somos solicitados por ele. Sob o segundo aspecto, o mundo não está inteiramente constituído e estamos abertos a uma infinidade de possíveis. Existimos, porém, sob os dois aspectos ao mesmo tempo. Não há, pois, necessidade absoluta nem escolha absoluta, jamais sou como uma coisa e jamais uma pura consciência [...]. Há um campo de liberdade e uma ‛liberdade condicionada’, porque tenho possibilidades próximas e distantes [...]. A escolha de vida que fazemos tem sempre lugar sobre a base de situações dadas e possibilidades abertas. Minha liberdade pode desviar minha vida do sentido espontâneo que teria, mas o faz deslizando sobre este sentido, esposando-o inicialmente para depois afastar-se dele, e não por uma criação absoluta” (MERLEAU-PONTY)

Conforme a citação acima, é correto afirmar que a liberdade
Com base no excerto acima, e nos seus conhecimentos obre liberdade e determinismo, assinale o que for correto.
a) De acordo com a tese que defende a liberdade, o homem é controlável e previsível como uma máquina.
b) Ao afirmar que o futuro do homem está em nossas próprias mão, estamos sendo deterministas.
c) Um ato livre é necessariamente um ato pelo qual se deve responder, pois o individualismo fortalece o poder da liberdade
d) A própria liberdade nos oferece a possibilidade de corrigir o mau uso que se faz dela.
e) Existem os condicionamentos inevitáveis, mas não existem os criados pelos próprios indivíduos.


patrickpro140: tudo isso de pergunta pra só 5 pontos, dúvido muito alguém te responder

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
3

A letra (D) está correta e é o gabarito da questão.

Letra D: A própria liberdade nos oferece a possibilidade de corrigir o mau uso que se faz dela.

Significa que o homem possui o livre arbítrio para fazer o que quiser, inclusive corrigir os erros que podem ser cometidos no exercício da sua liberdade.

Nesse sentido, a liberdade é vista como uma forma de expressão íntima do ser humano. Na prática, cada indivíduo é livre (possui liberdade) para fazer o que quiser da sua vida.

Todavia, a liberdade não caminha sem a responsabilidade. Isso quer dizer que o homem (de modo geral) deve arcar com as consequências das suas escolhas.

Sonhe, mas trabalhe duro!

Perguntas interessantes