“Nasce daí a questão debatida: se será melhor ser amado que temido ou vice-versa (...). Mas como é difícil reunir ao mesmo tempo as qualidades que dão aqueles resultados, é muito mais seguro ser temido que amado. (...) (pois) os homens hesitam menos em ofender aos que se fazem amar do que aos que se fazem temer(...)” (Maquiavel – O Príncipe)
1. Para Maquiavel, é melhor ser temido que amado porque:
a) é difícil ser amado.
b) é difícil ser temido.
c) os homens hesitam em ofender aos que amam.
d) os homens hesitam em ofender aos que temem.
2. Ainda segundo Maquiavel, o amor é mantido por um vínculo de obrigação que pode ser rompido, porque os homens são pérfidos. Já o temor é alimentado pelo receio de castigo e, por isso, nunca desaparece. Isso indica que a concepção do homem na obra de Maquiavel é:
a) idealista
b) esperançosa
c) dialética
d) cautelosa e até pessimista
3. Maquiavel rompe com o pensamento anterior ao seu a:
a) escrever para um príncipe.
b) adotar o método de investigação empírica.
c) aproximar-se dos tratados da escolástica medieval.
d) discorrer sobre o Estado.
4. O liberalismo, quando aplicado na economia, resulta na tese de que o mercado é o melhor regulador da atividade econômica. Isso implica que:
a) o estado deva se abster de envolvimento na economia.
b) o estado deva sempre envolver-se na economia.
c) o estado deva, quando necessário, envolver-se na economia.
d) é necessário destruir o estado.
5. Como estudamos, a dialética é a “ciência das leis gerais do movimento, tanto do mundo exterior, como do pensamento humano”. Esse movimento, para Marx:
a) é expresso na aceleração contida na fórmula F= m.a.
b) surge do mundo, que é um conjunto de coisas acabadas.
c) é provocado pela contradição, pelo choque de forças e tendências distintas.
d) provoca a contradição, o choque de forças e tendências distintas.
6. Para Marx, a estrutura econômica da sociedade:
a) é a base real sobre a qual se edificam as formas de consciência social determinadas.
b) é constituída pelo movimento da própria consciência, a partir de suas contradições.
c) é o capitalismo, que acarreta na exploração do homem pelo homem
d) é o socialismo, superação do capitalismo que marca a emancipação do proletariado.
7. A “unificação” e a “padronização” dos espaços mundiais, segundo o que foi estudado, foi resultado:
a) da diversidade de culturas.
b) da desarrumação sócio-ambiental.
c) do advento da tecnologia industrial.
d) da democratização.
8. Como conseqüência da interligação do que é diverso num só e único todo, ocorrida com o processo de Globalização, temos:
a) um quadro de tranqüila integração entre os componentes da unidade espacial resultante.
b) avanço cultural e educacional.
c) progresso e desenvolvimento social e tecnológico.
d) um quadro de tensão entre os componentes da unidade espacial resultante.
9. Sobre o Neoliberalismo, é correto afirmar:
a) prega o afastamento do Estado da gestão da economia.
b) prega a aproximação entre Estado e economia.
c) caracteriza-se pela sociedade estamental.
d) tem como lema: “liberdade, igualdade e fraternidade”.
10. Para Marx, o termo “superestrutura” significa:
a) a base econômica da sociedade, que determina as formas de consciência social determinadas.
b) as formas de consciência social determinadas (estrutura jurídica, política etc).
c) a base econômica da sociedade, determinada pelas formas de consciência social determinadas.
d) o que determina a infra-estrutura.
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