Sociologia, perguntado por jv1goleiro, 6 meses atrás

Nasce daí a controvérsia : é melhor ser amado do que temido ou vice-versa? A resposta é que se desejaria ser uma coisa e outra , mas posto que é difícil colocá-la juntas e que se deve escolher , resulta mais seguro ser temido que amado. Justifique a afirmação de Maquiavel de que , para um príncipe , é preferível ser temido do que amado​

Soluções para a tarefa

Respondido por marciaemiliadascola
2

Resposta:

Ambas as qualidades são mutuamente excludentes .

O pensador renascentista concluiu que ser temido é muito melhor do que ser amado .Isto por que segundo ele os homens são ingratos , volúveis , dissimulados e ambiciosos , sendo que por seu interesse tudo isto fica oculto.

A amizade é muito  tênue dada a natureza egoísta dos homens , já o temor é mantido pelo medo do castigo que não se apaga facilmente .

É isto o que acontece com aquele funcionário que por contar sempre com a compreensão e a indulgência de seus superiores não tem qualquer hesitação em falhar ao trabalho ou cometer qualquer outra falha deliberadamente , já o funcionário cujos superiores despertam-lhe temor busca sempre guiar-se pela prudência , toma decisões cautelosamente e honra aos compromissos que assume .

Explicação:


marciaemiliadascola: de nada
Perguntas interessantes