ENEM, perguntado por anaCarolina39975, 1 ano atrás

Nas últimas décadas do século XX, questões políticas como a formação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) nos anos 1970, e questões ambientais como a poluição nos grandes centros urbanos e o aquecimento global, têm levado estados e indústrias a buscarem novas fontes alternativas de energia limpa e renovável. Uma das soluções encontradas foi  a produção de combustível a partir de vegetais. O Brasil lançou o Proálcool, produzindo álcool combustível a partir da cana-de-açúcar, mas o milho também é utilizado para produzir etanol.
            A charge a seguir ilustra uma contradição dessa proposta de modelo de desenvolvimento capitalista às questões políticas e ambientais, denunciando o custo social da expansão das monoculturas agrícolas voltadas para a produção do etanol.
Esse custo social a qual a charge faz uma crítica, decorrência do modelo de produção agrícola capitalista, é

A)a dificuldade de acesso de países subdesenvolvidos a bens básicos, como alimentos e automóveis.

B)a priorização da produção e do consumo, em detrimento de questões socioambientais básicas, como a fome.

C)a priorização dos interesses da indústria automobilística, que se adequou às demandas socioambientais.

D)o aumento do consumo dos combustíveis fósseis, apesar do governo incentivar a expansão da produção do etanol.

E) o incentivo à produção para os grandes produtores de milho, que produzem, prioritariamente, os biocombustíveis.


Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Walkiria16
1
Bem, ao relacionar o texto informativo com a tirinha, observamos uma certa ironia, já que observamos uma grande apoio econômico no cultivo de vegetais para combustíveis deixando de lado a produção, que também poderia ser vegetal, voltada a alimentação. Com isso, a alternativa que mais representa essa observação é a "B".

Respondido por gabriellenatalie
1
Ao ver que o texto aborda a produção de biocombustíveis, levanta-se a clássica problemática da crise alimentar. Uma vez que os negócios do setor energético forem mais lucrativos, os produtores podem focar nele ao invés de produzir para o consumo da população, sendo esse um grave problema socioeconômico. Isso é o que mostra a questão B.
Perguntas interessantes