Saúde, perguntado por alestrapasson, 1 ano atrás

Nas últimas décadas a taxa de incidência, gravidade e agressividade das infecções fúngicas nos seres humanos tem aumentando de forma exponencial, este aumento, se deve, principalmente, aos longos cuidados intensivos, número de imunodeprimidos hospitalizados, aumento nos casos de portadores de HIV e uso recorrente de antibióticos de largo espectro. O tratamento dessas infecções é bastante limitado, porque para micoses invasivas é restrito o uso dos fármacos de anfotericina B, fluconazol e itraconazol. Nos últimos 10 anos diversos relatos de micoses resistentes a antifúngicos do grupo dos azóis, especialmente ao fluconazol. Na imagem é demonstrado a concentração inibitória, pelo e-test, para o fluconazol, frente a uma amostra com positividade para o Crytococcus neoformans.

Fonte: adaptado de Gontijo et al., (2017)

A resistência microbiológica adquirida aos fármacos antifúngicos é devido a:

Escolha uma:
a. os fármacos azólicos tem como alvo a síntese do colesterol, uma hipótese que alguns fungos apresentam apenas polimorfismos no gene envolvido no efluxo do fármaco, colocando este para fora da célula.

b. ocorrência nos microrganismos que desenvolveram mutações após a exposição ao antifúngico e posteriormente houve a seleção, sobrevivência e proliferação daqueles mutantes resistentes.

c. aumento da ligação do fármaco a enzima alvo (ERG11) causam a resistência ao fungo e defeitos na molécula do fármaco.

d. duplicação do gene da biossíntese de ergosterol e colesterol, é o único e principal mecanismo de resistência microbiológica dos fungos.

e. a aumento da síntese do ergosterol que resulta no acúmulo de compostos intermediários que são tóxicos a célula fúngica, ela por sua vez, induz a produção de enzimas que quebram esses compostos tóxicos a atóxicos.

Soluções para a tarefa

Respondido por wsenasil
0

Resposta: Letra B. ocorrência nos microrganismos que desenvolveram mutações após a exposição ao antifúngico e posteriormente houve a seleção, sobrevivência e proliferação daqueles mutantes resistentes.

Explicação: A exposição ao antifungico promove a mutação dos microrganismos, deixando os mutantes muito mais resistentes.

Corrigido pelo AVA, CORRETO

Perguntas interessantes