Biologia, perguntado por lelechapada2019, 8 meses atrás

Nas primeiras observações ao microscópio fotônico, a célula parecia ser preenchida por um fluido aparentemente homogêneo e viscoso, envolto por uma membrana. À medida que os microscópios foram sendo aprimorados e novos corantes foram utilizados nos estudos celulares, os cientistas descobriram que o interior das células alojava o núcleo e regiões citoplasmáticas diferenciadas. Em uma das primeiras descobertas os citologistas observaram que algumas regiões do citoplasma que coravam com certas substâncias eram particularmente abundantes em células de glândulas.

Diante do exposto, é possível afirmar que essas regiões do citoplasma, abundantes nas células com intensa produção de secreção, correspondem à organela denominada de:

A.
Lisossomo

B.
Retículo endoplasmático

C.
Centríolo

D.
Cloroplasto

E.
Citoesqueleto

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
3

As regiões das células onde há intensa secreção, são as regiões onde estão os retículos endoplásmaticos.

A alternativa correta é a B) Retículo endoplasmático

Os retículos endoplásmaticos são organelas que produzem e maturam lipídios e proteínas, é comum que células glandulares sejam ricas nesse tipo de organela, quanto maior a concentração dessas organelas, maior a produção de substâncias.

Junto do retículo endoplásmatico, pode existir um grande complexo de golgi, uma organela responsável por vacuolizar as substâncias produzida pela célula e expeli-la no meio extracelular.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes