Nas inflamações dos tendões do bíceps, tendinite e tenossinovite da cabeça longa do músculo bíceps braquial, utilizamos o teste de Yergason, no qual o examinador oferece uma resistência ao paciente, enquanto este, com cotovelos flexionados a 90° e pronação, realiza um movimento ativo de supinação. Considerando o teste de Yergason, analise as afirmativas a seguir:
Soluções para a tarefa
AS AFIRMATIVAS SÃO:
I. A percepção de dor pelo paciente no sulco intertubercular (bicipital) do úmero oferece resultado positivo.
II. Se durante a palpação do sulco bicipital nos testes de Yergason, você sentir o tendão saltar, poderá ser por dois tipos de lesões.
III. Lesão do ligamento transverso do úmero, numa condição chamada Síndrome de De Quervain. Neste caso, será necessário um exame de ultrassonografia para verificar tecidos moles ou uma ressonância nuclear magnética.
IV. Rarefação óssea na região dos tubérculos maior e menor, tornando a fossa do sulco muito rasa. Processos inflamatórios crônicos e/ou degenerativos podem causar essa perda óssea, que pode ser vista em uma radiografia de incidência tangencial do sulco intertubercular do ombro (de túnel do ombro).
É correto o que se afirma em:
RESPOSTA CORRETA I, II, III e IV.