Português, perguntado por vicsilveira7, 1 ano atrás

Nas frases abaixo, o verbo ter vem acentuado de duas formas diferentes, o que interfere totalmente no sentido do que é dito. Observe-as com atenção:
A- O governo estadual está estudando formas de punição aos funcionários da secretaria que têm demonstrado negligência na implantação das novas normas regimentais.
B- O governo estadual está estudando formas de punição aos funcionários da secretaria que tem demonstrado negligência na implantação das novas normas regimentais.

Suponha que Carlos, funcionário estadual, esteja pessoalmente empenhado na implantação das novas normas regimentais, mas pertença a uma secretaria sem o mesmo empenho. Qual das duas versões (A ou B) é mais conveniente para Carlos? Explique sua resposta considerando os pressupostos estabelecidos pelo verbo ter em cada uma das frases.

Soluções para a tarefa

Respondido por rickchacall
15

A diferença entre tem e têm é simples: o 1º se usa no singular e o 2º no plural, dessa forma:

tem: sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo (ele).

têm: com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo (eles).

De acordo com a suposição de Carlos, ele se enquadra na alternativa B, pois trata-se da terceira pessoa do singular (ele).


ardslima: alguém fez essa questão?
r6se33: vou fazer agora
rickchacall: Pessoal me desculpe o equivoco, a resposta é A.
camillakimberlly: A versão A é mais conveniente para Carlos, visto que o verbo concorda com a palavra funcionários, o que deixa implícito que só serão punidos os funcionários que têm demonstrado negligência, o que não é o caso de Carlos.
Perguntas interessantes