ENEM, perguntado por jardelino1597, 9 meses atrás

Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema, encontram-se várias formas de relação entre os seres vivos. Algumas delas se caracterizam pelo benefício de ambos os seres vivos ou de apenas um deles, sem prejuízo do outro. Essas relações são denominadas harmônicas ou positivas. Outras são caracterizadas pelo prejuízo de um de seus participantes em benefício do outro. Essas relações recebem o nome de desarmônicas ou negativas. Se as relações ocorrem entre organismos da mesma espécie, são denominadas relações intraespecíficas ou homotípicas. Se acontecem entre organismos de espécies diferentes, recebem o nome de interespecíficas ou heterotípicas. De acordo com essas considerações, um exemplo de relação positiva heterotípica bilateral é: a) As hienas alimentam dos restos das carcaças de her- bívoros, abandonados por leões. b) Os pulgões sugam a seiva elaborada das hastes das plantas e estas perdem nutrientes para esses insetos. c) As bactérias e os protozoários digerem a celulose que a girafa ingere, e esta fornece nutrientes e abrigo para eles. d) Os ratos e as baratas comem os mesmos alimentos existentes nas tubulações de esgotos e nas residências. e) Os peixes rêmoras aderidos à pele dos tubarões apro- veitam dos restos de alimentos deixados por estes.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
4

A alternativa C) é a correta.

Um bom exemplo de relação positiva heterotípica bilateral é a relação entre os ruminantes, como as girafas, e as bactérias e protozoários que estão presentes no seu rumem.

Enquanto as bactérias e protozoários fermentam e degradam a celulose das plantas, gerando energia tanto para a girafa como planta os microrganismos, a girafa da abrigo para esses microrganismos,

Além disso, a girafa usa a proteína microbiana em grande escala.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes