Nas comemorações do bicentenário de independência da Venezuela, o presidente Hugo Chávez, comandou e divulgou a exumação dos restos mortais de Simon Bolívar Durante a exumação, Hugo Chávez afirmou que “Homens como Bolívar não morrem” e que seguiriam vivo através da “luta” que o atual governo da Venezuela segue empreendendo. Analisando-se os fatos do ponto de vista histórico e do significado de Simon Bolívar para a América Latina, pode-se afirmar a respeito da utilização de sua imagem pelo mencionado governo e outros, o seguinte:
Escolha uma:
a. O uso da imagem de Bolívar, um dos líderes do processo de independência na América Latina e chefe militar que emergiu das classes mais baixas, tem como objetivo dar aos governos que usam de sua imagem, um caráter popular e socialista, já que Bolívar era um revolucionário nesses termos.
b. O uso da imagem de Bolívar pelo mencionado governo e por outros lideres políticos na região, visa legitimar o poder e a autoridade dos que se pretendem revolucionário e/ou nacionalistas, tendo em vista o fato de que Bolívar, como os demais mitos da independência , representa a resistência às forças externas e o esforço de construção de uma autonomia.
c. O uso da imagem de Bolívar pelo atual governo venezuelano e outros líderes latino-americanos, explica-se pela tentativa de promover a unidade e a democracia da região, já que Bolívar intentou, durante o processo de independência , construir uma unidade regional, sob a forma de uma Confederação de bases democráticas.
d. O uso da imagem de Bolívar visa recuperar aspectos fundamentais da independência e formação dos estados latino-americanos, como a democracia, o liberalismo econômico e uma intensa participação dos cidadãos de todas as classes sociais.
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Sobre o período entre guerras na América, é possível afirma
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
letra B - O uso da imagem de Bolívar pelo mencionado governo e por outros líderes políticos na região, visa legitimar o poder e a autoridade dos que se pretendem revolucionário e / ou nacionalistas, tendo em vista o fato de que Bolívar, como os demais mitos da independência, representa a resistência às forças externas e o esforço de construção de uma autonomia.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás