Nas cidades da Baixa Idade Média, foram construídas escolas, uni versidades e igrejas de arquitetura gótica. Além disso, ressurgiram as encenações teatrais. Escolha duas dessas novidades e explique por que elas se desenvolveram naquele período.
Soluções para a tarefa
1. Encenações teatrais.
O teatro medieval tem início a partir do século XII e permaneceu até o século XV, com a chegada do período renascentista.
Sua origem está relacionada com as celebrações realizadas a favor das festividades religiosas seja a páscoa, o natal, dentre outros.
Eram originalmente textos encenados pelos membros clericais após as missas ou procissões e tinham como temas as passagens bíblicas, os milagres, os mistérios, os sermões, os autos sacramentais, as biografias de santos e os dramas litúrgicos. Muitos deles eram apresentados em latim.
Essa característica está intimamente relacionada com o contexto histórico de dominação da Igreja Católica e do aspecto filosófico do medievo, donde o teocentrismo era o conceito chave, ou seja, Deus era o centro do mundo, ele que regia todo o universo.
Mais tarde que o teatro medieval foi se adaptando às mudanças e incluindo temas mais abrangentes, ou seja, com apresentações sobre a vida e os costumes dos seres humanos, os quais ofereciam um caráter didático e moralizante.
Diferentemente de sua origem, em que as breves encenações eram realizadas dentro das igrejas, o teatro medieval passou a ser desenvolvido nos ambientes públicos, por exemplo nas praças. Os personagens passaram a ser pessoas comuns e não somente membros do clero.
Além disso, inicialmente as peças eram breves e somente apresentavam passagens religiosas; já com o passar do tempo, o teatro medieval foi se aperfeiçoando e as encenações podiam ser apresentadas durante dias.
2. Igrejas de Arquitetura Gótica.
Durante a Idade Média, a intensificação da exploração marítima e a expansão do comércio europeu fez aumentar a interação entre culturas.
Consequentemente, abriu-se a possibilidade para novas estéticas. As igrejas, que eram os redutos dos representantes do poder clerical baseado no teocentrismo, foram tomadas por novas ideias.
Entre os séculos V e XV, a humanidade presenciou o desenvolvimento de duas linhas artísticas – antes da chegada do renascentismo -, o românico e o estilo gótico (juntamente com a arquitetura gótica).
Este segundo foi popularmente chamado de “obra francesa”, porque surgiu no norte da França.
A arquitetura gótica marcou a história, rompendo com tudo que estava vigente. Conectou as práticas religiosas, especialmente o catolicismo, em igrejas e catedrais.
Aliás, a arquitetura gótica é também conhecida por “a arte das catedrais”.
Isso porque, nesse período, as obras mais conhecidas e grandiosas eram essas.
Exemplos marcantes da arquitetura gótica são a Notre Dame, em Paris, França e a Duomo di Milano, em Milão, na Itália.
Muito das estratégias adotadas pelos arquitetos na arquitetura gótica remetiam a tentativa de enaltecer a superioridade e supremacia de Deus e da Igreja.
Espero ter ajudado :)