Nas brincadeiras na Educação Infantil, esse racismo aparece quando as crianças negras são as empregadas domésticas, quando as crianças brancas temem ou não gostam de dar as mãos para as negras etc. O racismo aparece na Educação Infantil, na faixa etária entre 0 a 2 anos, quando os bebês negros são menos "paparicados" pelas professoras do que os bebês brancos. Ou seja, o racismo, na pequena infância, incide diretamente sobre o corpo, na maneira pela qual ele é construído, acariciado ou repugnado. (Oliveira e Abramowicz, 1985, in: Educação Infantil e Práticas Promotoras de Igualdade Racial. MEC/SEB, 2012) Diante do que foi exposto nessa pesquisa e conforme o documento Educação Infantil e Práticas Promotoras de Igualdade Racial, cabe ao professor de Educação Infantil:
Soluções para a tarefa
É responsabilidade do educador infantil, se comprometer a não influenciar as crianças, e garantir que aprendam sobre igualdade e justiça social de modo acessível.
Racismo na Infância
O racismo aparece na educação infantil, e discuta-se muito como podem crianças tão novas reproduzirem este tipo de violência ligado a questões sociais e de raça.
Na Psicologia, estuda-se que a fase infantil é o auge do aprendizado para o ser humano. Logo, este irá, por um espelhamento, adquirir comportamentos que condizem com os de seus criadores e educadores.
Ou seja, é reproduzido muitas vezes o que se vê em casa e no ambiente em que se vive.
O professor de Educação Infantil deve se comprometer em não influenciar as crianças, e ensiná-las desde cedo sobre igualdade.
Entenda mais sobre o Racismo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/7141015
#SPJ4