Nas aulas do componente Projeto de Vida há necessidade de que o estudante vá além da elaboração de um plano: é preciso que ele se autoconheça, se autovalorize, identifique e entenda que possui fragilidades e qualidades. Nesse sentido, as aulas deverão possibilitar aos estudantes: a. Um espaço de trabalho sempre individual, com pouco tempo reservado para troca e construção coletiva, b. Tempo exclusivo para tratar dos caminhos que pretendem seguir profissionalmente. c. Ter mais consciência sobre si, melhor relacionamento com os outros e mais responsabilidade em relação ao coletivo; desenvolver habilidade de gestão do tempo e organização pessoal; fortalecer o senso de compromisso com sua comunidade; pensar em possibilidades para futuro considerando apenas as oportunidades de trabalho de sua região. d. Refletir sobre seus objetivos de vida de modo a entender que o primeiro plano que desenharem para seu futuro deverá ser seguido. Alterações não são possíveis nessa trajetória. e. Intensificar os processos de reflexão para planejar e alcançar seus objetivos presentes e futuros; desenvolver a gestão do próprio tempo e a organização pessoal; ter mais consciência sobre si, melhor relacionamento com os outros e mais responsabilidade em relação ao coletivo; fortalecer o senso de compromisso com a comunidade; ampliar o repertório sobre as possibilidades para o futuro, considerando o mundo do trabalho e a vida acadêmica; e desenvolver a capacidade de tomar decisões e defendê-las com assertividade.
Soluções para a tarefa
Letra E.
As aulas do componente de Projeto de Vida, no que tange a área de desenvolvimento pessoal, primam pela busca tanto do autoconhecimento, quando pelo desenvolvimento de habilidades interpessoais.
Diante disso, é preciso que os alunos busquem tempo para si no sentido de desenvolver elementos de autorreflexão, quando para compreender a sua importância para a comunidade, de forma a se tornar um cidadão proativo, de uma forma geral.
Resposta:
Intensificar os processos de reflexão para planejar e alcançar seus objetivos presentes e futuros; desenvolver a gestão do próprio tempo e a organização pessoal; ter mais consciência sobre si, melhor relacionamento com os outros e mais responsabilidade em relação ao coletivo; fortalecer o senso de compromisso com a comunidade; ampliar o repertório sobre as possibilidades para o futuro, considerando o mundo do trabalho e a vida acadêmica; e desenvolver a capacidade de tomar decisões e defendê-las com assertividade.
Explicação:
O componente Projeto de Vida tem como objetivo promover situações em que os estudantes tomem maior consciência de seu processo de autoconhecimento, tanto na vida escolar como na vida pessoal.