ENEM, perguntado por RafaaahSouza593, 10 meses atrás

Nas áreas açucareiras do Nordeste, a substituição da mão de obra indígena por escravos africanos foi rápida e a riqueza do açúcar permitiu a senhoras e senhorinhas uma vida mais luxuosa e indolente. O trabalho doméstico era feito por outras mulheres, índias e negras. [...] A reclusão a que as mulheres de elite estavam submetidas criou um estilo de vida doméstico e pessoal de extremo desleixo que chocava os poucos visitantes que conseguiam entrar nas casas. Em compensação, essas mulheres, nas suas idas à igreja ou a outros raros eventos laicos, ostentavam um luxo extremo com suas sedas, cetins e joias. Porém, era imprescindível que obtivessem a autorização do pai ou marido para sair de casa e que fossem acompanhadas por parentes mais velhos, outros homens da família ou escravos de confiança.
MESGRAVIS, Laima. História do Brasil Colônia. São Paulo: Contexto, 2015. p. 47-48. (adaptado)
O texto mostra que as relações entre os gêneros, no contexto colonial, eram marcadas pelo(a)
A inclusão da mulher no mercado de trabalho. B discriminação velada da figura feminina.
C patriarcalismo socialmente legitimado.
D cultura especificamente brasileira.
E poder das leis metropolitanas.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
0

C patriarcalismo socialmente legitimado.

O patriarcado legitimado passou a ser efetivado desde a época do Brasil Colonial, em que as mulheres eram obrigadas a realizar tarefas domésticas e a circular, somente com autorização de pais ou cônjuges.

Diante disso, após décadas de luta, surge o feminismo a fim de promover a igualdade de gênero, de forma que na sociedade atual, o patriarcado seja cada vez mais combatido e reduzido.

Perguntas interessantes