Narizinho correu os olhos pela assistencia. Nao podia haver nada mais curioso. Besourinhos de fraque e flores na lapela conversavam com baratinhas de mantilha e miosotis nos cabelos.Abelhas douradas, verdes e azuis, falavam mal das vespas de cintura fina . achando que era exagero usarem coletes tao apertados. Sardinhas aos centos criticavam os cuidados excessivos que as borboletas de toucados de gaze tinham com o pó das suas asas. Mamangavas de ferroes amarrados para nao morderem. E canarios cantando, e beija-flores beijando flores, e camaroes camaronando, e caranguejos caranguejando, tudo que é pequenino e nao morde, pequeninando e nao mordendo..LOBATO, Monteiro. Reinagóes de Narizinho. Sao Paulo: Brasiliense, 1947.No último período do trecho, há uma série de verbos no gerúndio que contribuem para caracterizar o ambiente fantástico descrito. Expressóes como .’’camaronando", "caranguejando" e "pequeninando" e nao "mordendo". criam, principalmente, efeitos de:a)esvaziamento de sentido.b)monotonia do ambiente.c)estaticidade dos animais.d)interrupgao dos movimentos.e)dinamicidade do cenário.
Soluções para a tarefa
Expressões como “camaronando”, “caranguejando” e “pequeninando e não mordendo” criam, principalmente, efeitos de: dimamicidade do cenário, ou seja, alternativa letra e).
Vamos aos dados/resoluções:
Podemos ressaltar isso pois os verbos no gerúndio dão ideia de continuidade, ou seja, de ações que acontecem no momento em que delas se fala.
Finalizando então, no texto de Lobato, o gerúndio (vale lembrar que a desinência -ndo foi aplicada a neologismos) contribui para a ideia de movimento, de dinamicidade do cenário.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Resposta:
Letra E
Explicação:
Os verbos no gerúndio dão ideia de continuidade, ou seja, de ações que acontecem no momento em que delas se fala. No texto de Lobato, o gerúndio (vale lembrar que a desinência -ndo foi aplicada a neologismos) contribui para a ideia de movimento, de dinamicidade do cenário.