Metáfora Gilberto GilUma lata existe para conter algo,Mas quando o poeta diz: "Lata"Pode estar querendo dizer o incontível Uma meta existe para ser um alvo,Mas quando o poeta diz: "Meta"Pode estar querendo dizer o inatingível Por isso nao se meta a exigir do poeta Que determine o conteúdo em sua lata Na lata do poeta tudo nada cabe,Pois ao poeta cabe fazer Com que na lata venha caber O incabívelDeixe a meta do poeta nao discuta,Deixe a sua meta fora da disputa Meta dentro e fora, lata absoluta Deixe-a simplesmente metáfora.Disponível em. Acesso em: 5 fev. 2009.A metáfora é a figura de linguagem identificada pela comparagao subjetiva, pela semelhanga ou analogia entre elementos. O texto de Gilberto Gil brinca com a linguagem remetendo-nos a essa conhecida figura. O trecho em que se identifica a metáfora é:a) "Uma lata existe para conter algo".b) "Mas quando o poeta diz: ‘Lata’".c) "Uma meta existe para ser um alvo".d) "Por isso nao se meta a exigir do poeta".e) "Que determine o conteúdo em sua lata".
Soluções para a tarefa
Respondido por
69
O texto de Gilberto Gil brinca com a linguagem remetendo-nos a essa conhecida figura, e o trecho em que se identifica a metáfora é a alternativa letra e) "Que determine o conteúdo em sua lata".
Vamos aos dados/resoluções:
É de conhecimento público que a metáfora é uma figura de linguagem que consiste em empregar uma palavra fora do seu sentido literal (denotativo), demonstrando semelhança ou analogia entre elementos.
A comparação, nesse caso, é mental e subjetiva, tal como no poema de Gilberto Gil. Com exceção da alternativa correta, todas as demais empregam as palavras em seu sentido literal.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Respondido por
0
Resposta:
e
Explicação:
Perguntas interessantes