Narciso nasceu na região grega da Boécia. Então o oráculo Tirésias fez uma profecia para o bebê: ele seria um rapaz muito atraente e teria vida longa; mas ele não deveria admirar a própria beleza. Ou seja, o futuro jovem jamais deveria ver seu próprio rosto em um espelho. Essa atitude constituía uma ameaça ao recém-nascido. O garoto foi crescendo e se tornou um rapaz de beleza estonteante, a qual despertava a atenção de muitas pessoas – principalmente as mulheres – por onde passava. No entanto, Narciso era arrogante e orgulhoso. O tempo foi passando e o jovem não havia escolhido a eleita para ser sua esposa. Havia, na região, uma bela ninfa chamada Eco, a qual se apaixonou perdidamente por Narciso. Ela fazia tudo para chamar a atenção dele, mas ele a tratava com desprezo e não correspondia ao amor da moça. Certa vez, Narciso estava caminhando pelo bosque e Eco o viu. Ela o foi seguindo, conversando, até que os dois se sentaram embaixo de uma árvore, próxima a um lago, para descansarem. O rapaz se debruçou sobre a água e foi então que viu sua imagem refletida nas águas cristalinas. Ele imediatamente ficou atraído pela própria imagem e não parava de admirar o reflexo do seu rosto. Ele até se esqueceu da presença da sua doce companheira. Eco, por se sentir rejeitada e menosprezada por Narciso e por causa do excessivo amor dele por si mesmo, lançou um feitiço sobre o rapaz. Ela foi embora e ele ficou ali, debruçado por cima das pedras, definhando até morrer no leito do lago. A deusa Afrodite, com pena do belo jovem, transformou-o em uma flor. Texto escrito pela professora M Goretti Boudens para esta avaliação. Glossário Oráculo: Na Antiguidade, esse nome era atribuído à divindade a quem se procurava para obter resposta a alguma questão; ser cuja palavra tinha muita autoridade. Profecia: Previsão feita por pessoa que diz antever ou conhecer previamente acontecimentos futuros. Ninfa: Mulher jovem e bela; divindade feminina da mitologia que vivia nos rios, fontes, bosques, montanhas. Definhando: Morrendo aos poucos; perdendo a vida devagar. Quanto ao gênero textual, assinale a resposta correta quanto ao TEXTO I (valor: 1 escore) Escolha uma: a. É uma lenda, um relato fantasioso que nasce da imaginação coletiva de um grupo de pessoas ou de um povo; e seu personagem principal é um mito, um ser que representa alguns aspectos gerais da condição humana. b. É uma fábula, pois as personagens são animais agindo como pessoas e reproduzindo atitudes e comportamentos dos seres humanos. c. É um poema, porque relata a história, em forma de versos, de um rapaz muito bonito e admirador da própria beleza. d. É um mito, porque é uma narrativa ficcional usada para explicar o surgimento de determinados fenômenos naturais por meio de elementos mágicos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
O EXERCÍCIO É INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Quanto ao gênero textual, assinale a resposta correta quanto ao TEXTO I (valor: 1 escore) Escolha uma:
a. É uma lenda, um relato fantasioso que nasce da imaginação coletiva de um grupo de pessoas ou de um povo; e seu personagem principal é um mito, um ser que representa alguns aspectos gerais da condição humana.
b. É uma fábula, pois as personagens são animais agindo como pessoas e reproduzindo atitudes e comportamentos dos seres humanos.
c. É um poema, porque relata a história, em forma de versos, de um rapaz muito bonito e admirador da própria beleza.
d. É um mito, porque é uma narrativa ficcional usada para explicar o surgimento de determinados fenômenos naturais por meio de elementos mágicos.
SUCESSO NOS ESTUDOS !!!
Perguntas interessantes