Naqueles momentos de agitação ou nervosismo, é bem comum recorrermos à comida, especialmente aos doces. Mas será que o açúcar nos ajuda a combater a ansiedade?
A ciência vem tentando comprovar que não.
Um estudo publicado na revista Case Reports in Psychiatry, em 2016, mostrou que o consumo elevado de alimentos com alto índice glicêmico (açúcar refinado, refrigerantes etc.) aumenta as chances de desenvolvimento de sintomas de ansiedade e depressão.
Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Emory, nos EUA, chegou a uma conclusão parecida. De acordo com os pesquisadores, uma dieta rica em frutose (tipo de açúcar usado em inúmeros produtos industrializados) pode agravar o comportamento depressivo e ansioso de adolescentes, além de mudar a forma como eles reagem ao estresse.
Para os estudos, o vilão da história é o açúcar em excesso. E o perigo é ainda maior quando o açúcar é do tipo frutose, comum de ser encontrado em frutas.
Mas então isso quer dizer que devo parar de comer frutas e alimentos com açúcar? Não!
Para as pesquisas, quando esse açúcar (frutose) está nas frutas, ele ajuda o organismo, por estar em sua “forma natural” e adicionado a outros nutrientes. Mas quando é extraído e adicionado em produtos industrializados é que se torna prejudicial.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), houve um aumento de 250% no consumo de frutose nos alimentos industrializados dos países desenvolvidos nos últimos 20 anos, o que não é nada bom para a saúde.
questão: descrever resumidamente os pontos mais importantes do texto
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: O ponto principal retratado no texto é que o consumo elevado de açúcar causa aumento da ansiedade e depressão. São alimentos que a maioria das pessoas recorrem quando passam por alguma crise, e o intuito do estudo é conscientizar sobre os riscos do consumo excessivo. Não significa que as pessoas devem parar de consumir esses alimentos, inclusive é benéfico para a diversas situações caso seja um açúcar natural, mas que se for um tipo de açúcar industrializado recomenda-se manter a cautela na ingestão.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Direito,
11 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás