Não vou sair do campo / Pra poder ir pra escola / Educação do campo / E direito e não esmola / O povocamponês / O homem e a mulher / O negro quilombola / Com seu canto de afoxé / Ticuna, Caeté /Castanheiros, seringueiros / Pescadores e posseiros / Nesta luta estão de pé / Cultura e produção /Sujeitos da cultura / A nossa agricultura / Pro bem da população / Construir uma nação / Construirsoberania/Pra viver o novo dia/ Com mais humanização / Quem vive da floresta / Dos rios e dos mares/ De todos os lugares / Onde o sol faz uma fresta / Quem a sua força empresta / Nos quilombos nasaldeias/ E quem na terra semeia/Venha aqui fazer a festa.Gilvan Santos - compositor da música exposta acima -, é um artista popular, de formação militante doMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O intuito de compor esta música foi de chamaratenção aos problemas do campo e à importância da luta e da resistência. O MST está entre os maioresmovimentos sociais do Brasil e suas lutas têm servido de subsídio para muitos avanços conseguidos -em termos legais e práticos - no que tange a valorização da cultura no ensino brasileiro.Sobre o conceito de CULTURA, analise as afirmativas a seguir:Dentre os seus múltiplos significados, entende-se também por Cultura o modo de vida global dedeterminado povo ou de algum grupo social, Cultura refere-se ao espirito formador de um modo de vidaglobal, manifesto por todos os setores das atividades sociais, especialmente na linguagem, nos estilosde arte e nos tipos de trabalho intelectual.II. Entende-se Cultura como um "sistema simbólico" ou uma teia de significados carregada demecanismos de controle que orientam o comportamento de seus participantes. Esses fios são tecidospor valores e crenças, de códigos morais e hábitos que são socialmente construídos, transmitidos,aprendidos por meio de signos e símbolos. Além disso, a cultura contribuiria para regular e padronizaratitudes e emoções.ul. O desenvolvimento da Cultura decorre do processo histórico, diferenciando-nos por completo dosoutros animais, pela capacidade de comunicação oral/linguagem e pela capacidade de fabricação deinstrumentos capazes de tornar menos eficiente o aparato biológico do ser humano. Temos, dessaforma, que a comunicação oral se tornou um processo vital da cultura,IV Entendida como parte da estrutura humana, a Cultura determina a vida a partir do sistema simbólicodefinido conforme as necessidades de cada grupo. O resultado dessa perspectiva é que a cultura passaa servir de "lente" através da qual o homem vê o mundo.Agora, marque a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Resposta: 1 2 4 estão corretas
Explicação:
Corrigidas pelo ava
Resposta:
I CORRETA - De maneira geral, segundo a perspectiva tratada, “cultura” se
refere ao espírito formador de um modo de vida global, manifesto
por todos os setores das atividades sociais, especialmente na
linguagem, nos estilos de arte e nos tipos de trabalho intelectual.
II CORRETA - Podemos seguir uma definição de Geertz (1989), o qual
descreve a cultura como um “sistema simbólico” ou uma teia de
significados carregada de mecanismos de controle que orientam
o comportamento de seus participantes. Esses fios são tecidos
por valores e crenças, de códigos morais e hábitos que são
socialmente construídos, transmitidos, aprendidos por meio de
signos e símbolos. Além disso, a cultura contribuiria para regular e
padronizar atitudes e emoções (GOMES, 2014).
III - ERRADA - MAIS EFICIENTE e não menos eficiente.
Essa frase seria a correta. O desenvolvimento da cultura decorre do processo histórico, diferenciando-nos por completo dos outros animais, pela
capacidade de comunicação oral/linguagem e pela capacidade
de fabricação de instrumentos capazes de tornar mais eficiente
o aparato biológico do ser humano. Temos, dessa forma, que a
comunicação oral se tornou um processo vital da cultura (GOMES,
2011).
IV - CORRETA - Finalmente entendida como parte da estrutura humana, a
cultura determina a vida a partir do sistema simbólico definido
conforme as necessidades de cada grupo. O resultado dessa
perspectiva é que a cultura passa a servir de “lente” através da qual
o homem vê o mundo (GEERTZ, 1989).
Explicação:
Livro. Página 68 e 69