Não se esqueça de por algumas embaíbas, que sãoformosas e enfeitam o bosque pelo caráter especial desuas folhas (...). Lembre-se bem das nossas árvores etroncos retos, carregados de plantas diversas, altas ecom coqueiros e com palmitos pelo meio, pois estescrescem à sombra dos grandes madeiros. Pouco, mascaracterístico, mas genuinamente brasileiro.Carta de Araújo Porto Alegre para Victor Meirelles, 4/2/1859.Apud. COLI, Jorge. Primeira Missa e a invenção da descoberta.In: NOVAES, Adauto (org). A descoberta do homem edo mundo. São Paulo: Cia das Letras, 1998, p. 120.As recomendações de Araújo Porto Alegre, então diretor da Academia Imperial de Belas Artes, a Victor Meirelles, no trecho dacarta transcrita, por ocasião da pintura do quadro Primeira missa no Brasil, expressam, no que se refere à identidade nacionalbrasileira, em meados do século XIX, a preocupação de(A) associar natureza e barbárie.(B) caracterizar a paisagem local.(C) enaltecer as heranças ibéricas.(D) domesticar o habitante nativo.(E) destacar a miscigenação do povo.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
É correta a alternativa B, sendo este quadro parte de um esforço (que envolvia literatura e artes plásticas) de construir uma identidade nacional.
Ao sugerir a inclusão de uma árvore específica, típica do Brasil, na pintura que marca o início do processo de conversão religiosa dos povos nativos (um dos processos que marcariam a cultura brasileira), vemos realçada a ideia de destaque das belezas naturais.
A ideia de que o Brasil é um paraíso natural foi uma das bases da construção destes ideais nacionais, sendo uma forma de diferenciar o Brasil da Europa de forma positiva.
Respondido por
2
Resposta:
Explicação:
b
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás