No seu nascedouro, a palavra "descolonização" já vem carregada de ideologia, parecendo definir um destino histórico dos povoscolonizados: depois de ter colonizado, o europeu "descoloniza", estando, pois, implícita a vontade do país colonizador deabrir mão de pretensos direitos adquiridos em determinado momento. A generalização do termo implica, de certa forma,uma interpretação eurocêntrica da História, ou seja, a noção de que só a Europa possui uma história ou é capaz de elaborá-la.Os outros não têm história: nem passado a ser contado nem futuro a ser elaborado.LINHARES, Maria Yedda Leite. Descolonização e lutas de libertação nacional. In: REIS FILHO, Daniel Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste (orgs.).O século XX. O tempo das dúvidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. 3 v. Vol. 3: p. 41.Nas décadas de 1950 e 1960, as reivindicações das ex-colônias africanas e asiáticas resultaram em alterações na dinâmicabipolar do sistema internacional da Guerra Fria. Por meio do Movimento de Países Não-Alinhados (MPNA), os países do"Terceiro Mundo" buscaram (re)escrever a sua história e elaborar projetos próprios para o futuro.A respeito da descolonização do mundo afro-asiático e da formação do Terceiro Mundo, constata-se que:(A) o não-alinhamento implicou a recusa a qualquer forma de cooperação com alguma das duas superpotências.(B) o discurso terceiro-mundista, esboçado na Conferência de Bandung, consolidou-se no MPNA, denunciando o subdesenvolvimento como fruto da dominação imperialista.(C) o MPNA buscou articular um pólo alternativo de poder, eqüidistante das duas superpotências da Guerra Fria, para atuar noConselho de Segurança da ONU.(D) o MPNA entrou em declínio nas décadas de 1970 e 1980, devido à "diplomacia do pingue-pongue", à crise do pan-arabismoe ao fracasso militar das lutas de libertação nacional.(E) a Conferência de Bandung contou com a participação exclusiva de países subdesenvolvidos e excluiu das discussões ospaíses alinhados aos EUA ou à URSS.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
É correta a alternativa B, sendo a descolonização um processo histórico, econômico, político e cultural que remonta ainda ao Século XX.
O "terceiro mundo", no contexto da Guerra Fria, representava todos os países que não estavam alinhados nem com o capitalismo estadunidense e nem com o socialismo soviético.
No caso das ex-colônias, este não-alinhamento era uma estratégia que forçava as nações colonialistas (as europeias) a ter de abrir mão de suas colônias para que elas não acabassem se aliando aos soviéticos, tendo acelerado o fim da ocupação destes países.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás