Sociologia, perguntado por emillybenaci, 1 ano atrás

Não se deve reduzir as políticas sociais apenas ao ângulo da reprodução da exploração capitalista. Deve-se considerar a realidade da correlação das forças sociais que existem e, até mesmo, da contradição existente do próprio sistema. Assinale a alternativa que apresente como se deve compreender a ação do Estado na elaboração de políticas sociais. Alternativa 1: As ações não podem ser concebidas apenas como ações autônomas e beneficentes do Estado, tais ações revelam, muitas vezes, o resultado de concretas, prolongadas e, muitas vezes, violentas demandas das classes populares. Alternativa 2: As ações do Estado na elaboração das políticas sociais são práticas filantrópicas e caritativas de atendimento das necessidades emergenciais da classe trabalhadora. Alternativa 3: As ações do Estado não podem ser concebidas como práticas que envolvem relações de poder e conflito de interesses, pois todas as medidas criadas pelo Estado têm a adesão total da classe trabalhadora. Alternativa 4: As ações do Estado são concebidas como medidas de controle e manutenção da classe trabalhadora a partir de práticas arbitrárias e antidemocráticas. Alternativa 5: As ações do Estado não podem ser concebidas apenas como ações autônomas e beneficentes, mas as ações são resultados da diminuição da desigualdade social e da divisão social da riqueza socialmente produzida.

Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
4

Bom dia!

Alternativa 1: As ações não podem ser concebidas apenas como ações autônomas e beneficentes do Estado, tais ações revelam, muitas vezes, o resultado de concretas, prolongadas e, muitas vezes, violentas demandas das classes populares. Verdadeira, a participação social, muitas vezes com movimentos históricos que marcam a conquista dos direitos hoje usufruídos pela sociedade fazem parte da construção da política social, sendo que o Estdado possui participação.

Alternativa 2: As ações do Estado na elaboração das políticas sociais são práticas filantrópicas e caritativas de atendimento das necessidades emergenciais da classe trabalhadora. Falsa, as ações do Estado não são práticas filantrópicas, mas sim, deveres a serem cumpridos no que tangem às suas responsabilidades para com a sociedade.

3: As ações do Estado não podem ser concebidas como práticas que envolvem relações de poder e conflito de interesses, pois todas as medidas criadas pelo Estado têm a adesão total da classe trabalhadora. Falsa, a maioria das medidas do Estado não possui adesão da classe trabalhadora.

Alternativa 4: As ações do Estado são concebidas como medidas de controle e manutenção da classe trabalhadora a partir de práticas arbitrárias e antidemocráticas. Falsa, a democracia faz parte da constituição e conceito de política social.

Alternativa 5: As ações do Estado não podem ser concebidas apenas como ações autônomas e beneficentes, mas as ações são resultados da diminuição da desigualdade social e da divisão social da riqueza socialmente produzida. Falsa, não existe divisão da riqueza socialmente produzida, esta, por sua vez, é distribuída apenas aos que possuem mais poder.

Perguntas interessantes