Pedagogia, perguntado por rafasarah, 1 ano atrás

“Não são só ladrões, diz o Santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que vão se banhar para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais, já com manha, já com força, roubam e despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados; estes furtam e enforcam”.
VIEIRA, Padre Antônio. Sermões. Reprodução facsimilada da edição de 1682. São Paulo: Anchieta, 1943. Organização do Padre Augusto Magne. 3 vol.

Com base na leitura do fragmento acima, retirado do Sermão do Bom Ladrão(1665), de Padre Antonio Vieira, leia as assertivas que seguem:

I.Observa-se o profundo entendimento de Padre Antonio Vieira sobre a problemática brasileira do período - ele ataca e critica aqueles que se valiam da máquina pública para enriquecer ilicitamente.
II.O fragmento denuncia a desproporcionalidade das punições que são destinadas de maneiras distintas aos dois tipos de ladrões descritos no fragmento.
III.Padre Antonio Vieira usou o púlpito como arauto de suas indignações com os desmandos da vida pública.

Soluções para a tarefa

Respondido por johnlennonso
11

Respondi Alternativa I, II e III.


grandetilismo: Eu também, obrigado.
Papus: Concordo.
Perguntas interessantes