ENEM, perguntado por hevellen4297, 1 ano atrás

Não, não é fácil escrever. É duro como quebrarrochas. Mas voam faíscas e lascas como aços espalhados.Ah que medo de começar e ainda nem sequer sei onome da moça. Sem falar que a história me desespera porser simples demais. O que me proponho contar parece fácile à mão de todos. Mas a sua elaboração é muito difícil.Pois tenho que tornar nítido o que está quase apagado eque mal vejo. Com mãos de dedos duros enlameadosapalpar o invisível na própria lama.Clarice Lispector. A hora da estrela. Riode Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 25.No trecho do romance A hora da Estrela, de ClariceLispector, apresenta-se uma concepção do fazer literário,segundo a qual a literatura éA uma forma de resolver os problemas sociais abordadospelo escritor ao escrever suas histórias.B uma forma de, pelo trabalho do escritor, tornar sensívelo que não está claramente disponível na realidade.C um dom do escritor, que, de forma espontânea e fácil,alcança o indizível e o mistério graças a suagenialidade.D o resultado do trabalho árduo do escritor, quetransforma histórias complexas em textos simples einteressantes.E um modo mágico de expressão, por meio do qual se deabandona a realidade histórica em favor da pura belezaestética graças à sensibilidade do escritor.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
4

A belíssima descrição feita por Clarice Lispector a respeito do fazer literário, nos diz muito sobre a arte da escrita, e revela que ela não é fácil, como pode considerar alguem que observa ao longe o escritor manuseando sua caneta em cima do papel.

Na prática, o que Lispector parece estar dizendo é que o trabalho literário é o processo de materialização de uma realidade inexistente, mas que pulula na mente do escritor. Isto é: tornar sensível, ou palpável, aquilo que não pode ser encontrado naturalmente.

É correto o que se afirma em:

B. uma forma de, pelo trabalho do escritor, tornar sensível o que não está claramente disponível na realidade.

Respondido por samaraleonardo91
0

Resposta:

É uma forma de, pelo trabalho do escritor, tornar sensível o que não está claramente disponível na realidade

Explicação:

Perguntas interessantes