História, perguntado por dalvanaflima, 1 ano atrás

“Não há quase nenhum espaço para a oposição. Zanini (2010) afirma que os partidos políticos são proibidos e, nas eleições, só concorrem os independentes e correm o risco perene de o mandato ser cassado pelo monarca com uma canetada. Entidades que buscam autonomia são perseguidas com dureza. A última demonstração de força veio no Dia do Trabalho, quando um ativista de um partido banido foi preso por usar uma camiseta da agremiação. Dias depois, apareceu morto na cela. Suicídio, segundo a polícia. [...] A crítica ao soberano é punida severamente”. Fonte: Rota de aprendizagem 6, p. 8. Tendo como base o conteúdo sobre totalitarismo e autoritarismo, assinale a alternativa que contém o nome de um país que atualmente é considerado uma monarquia absolutista.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4

As alternativas são:

A  Coreia do Norte

B  Estados Unidos

C  Reino Unido

D  França

E  Suazilândia

Podemos rapidamente excluir as alternativas B, C e D, pois todos estes países adotam o modelo da República Liberal, ou a "democracia ocidental", e não contam com nenhuma instituição sequer semelhante àquelas mencionadas pelo texto, com divisão dos poderes e liberdade de manifestação.

Embora haja uma ditadura vitalícia na Coréia do Norte, não há propriamente um regime monárquico - não há um rei e nem uma côrte, de modo que é correta a alternativa E (embora, de fato, na Suazilândia não exista uma Monarquia, mas uma diarquia, de modo que existem dois soberanos).

Perguntas interessantes