“Não existem símbolos mais impressionantes da cultura moderna do nacionalismo do que os cenotáfios e túmulos dos soldados desconhecidos. O respeito a cerimônias públicas em que se reverenciam esses monumentos, justamente porque estão vazios ou porque ninguém sabe quem jaz dentro deles, não encontra nenhum paralelo verdadeiro no passado”.
O texto-base faz referência a questões envolvendo o nacionalismo e a criação dos chamados túmulos dos soldados desconhecidos. Assinale a alternativa que descreve essa relação.
Alternativas:
a)
Anderson defende que a criação dos túmulos de soldados desconhecidos liga-se ao nacionalismo, pois permite criar um sentimento afetivo entre os membros de uma mesma nação.
b)
Anderson acredita que os laços entre os cenotáfios e o nacionalismo é tênue, já que o fortalecimento do sentimento nacionalista exige que todos os membros das nações se conheçam.
c)
Anderson defende que a ligação entre os cenotáfios e o sentimento nacionalista é comum na história, desde, ao menos, a Antiguidade Clássica.
d)
Anderson propõe a existência de laços entre o nacionalismo e os cenotáfios como marca característica do nacionalismo europeu durante a Idade Média.
e)
Anderson acredita que o nacionalismo é um sentimento natural e inato ao longo da história humana, sendo a criação dos cenotáfios outra de suas formas de expressão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
É correta a alternativa A.
O autor do texto ressalta que esta prática (de homenagear o soldado desconhecido em cerimônias públicas) não era comum antes do Nacionalismo, de modo que podemos associá-la, ao menos em parte, com a ascensão do nacionalismo e a formação de uma identidade coletiva (nacional).
Este sentimento afetivo fortalece a ideia do sacrifício pela pátria e os elos que existem entre todos os seus cidadãos, elos sem os quais o nacionalismo, enquanto ideologia que fundamenta um modelo político, seria impossível.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás