"Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem o aplauso unânime das autoridades internacionais das grandes potências, pela energia implacável e eficaz de sua política saneadora das epidemias [...]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos e do Contestado, que no contexto rural [...] significavam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano". Nicolau Sevcenko. A revolta da vacina.De acordo com o texto, a Revolta da Vacina, o movimento de Canudos e o do Contestado foram vistos internacionalmente como MOVIMENTOS:
A)provocados pelo êxodo maciço de populações saídas do campo rumo às cidades logo após a abolição.
B)retrógrados, pois as agitações provocadas por estes movimentos populares dificultavam a modernização do país.
C)decorrentes da política sanitarista de Oswaldo Cruz.
D)indícios de que a escravidão e o império chegavam ao fim para dar lugar ao trabalho livre e à república.
E)conservadores, porque ameaçavam o avanço do capital norte-americano no Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra B.
Explicação: A questão sanitária e a República eram vistas como ações de avanço social e melhoria da qualidade de vida.
Sobre a opinião internacional sobre a Revolta da Vacina, sobre o Contestado e Canudos, estão corretas as informações apresentadas pela alternativa b.
A Revolta da Vacina foi um violento movimento popular que lutava contra a obrigatoriedade da vacina contra varíola, doença que vitimava centenas de brasileiros no Rio de Janeiro. Enquanto Canudos e Contestado foram movimentos messiânicos e monarquistas que negavam a república.
A opinião internacional considerava tais movimentos como sinais de uma sociedade retrógrada, uma vez que lutavam contra os avanços da ciência e contra os avanços políticos rumo a uma sociedade com maior participação política da população.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/26021766