Português, perguntado por felipedelimapazinato, 3 meses atrás

Não basta a chuva? Raios

O local mais seguro para se abrigar durante uma tempestade com raios é dentro de um veículo de transporte fechado, como um carro ou um ônibus. Mesmo que o raio caia diretamente sobre o veículo, a corrente elétrica não consegue penetrar em seu interior. Ela fica circulando pela lataria até se dissipar. Trata-se do efeito conhecido como “gaiola de Faraday”, descoberto pelo físico inglês Michael Faraday, no século XIX: os campos elétricos são nulos no interior de objetos eletrificados. Os aviões também são muito seguros, lembra o professor Junior: “Cada um desses grandes jatos comerciais [...] é atingido, em média, por três raios por ano. Não acontece absolutamente nada com quem está dentro [...]”. Mas é bom fazer um alerta: ficar perto de um carro ou de um pequeno avião, só que do lado de fora, durante uma tempestade é perigosíssimo. Como eles têm grande massa de material metálico, que conduz eletricidade, atraem raios – que podem afetar quem estiver nas redondezas.

A situação em que alguém está mais suscetível a ser atingido por um raio é um campo aberto. Quando uma pessoa está num terreno vasto e descampado, torna-se o alvo perfeito para raios, por ser o ponto mais alto das imediações. Sempre que se começa a ouvir o som dos relâmpagos [...], o melhor é procurar um abrigo em um carro ou em uma construção. [...] Tomar medidas como essas não configura nenhum exagero, em especial no Brasil, onde caem 57 milhões de raios por ano – número mais alto que o de qualquer outro país.

Em relação aos cuidados para evitar ser atingido por raios, qual é o trecho que apresenta uma opinião do autor desse texto?

A- “a corrente elétrica não consegue penetrar em seu interior.”. (1º parágrafo)
B-“os campos elétricos são nulos no interior de objetos eletrificados.”. (1º parágrafo)
C-“Não acontece absolutamente nada com quem está dentro...’”. (1º parágrafo)“D- D-“atraem raios – que podem afetar quem estiver nas redondezas.”. (1º parágrafo)
E-“Tomar medidas como essas não configura nenhum exagero,...”. (2º parágrafo)

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por yuri14rodrigues
3

Onde o autor deste texto apresenta um opinião sobre o cuidado com os raios está em:

E-“Tomar medidas como essas não configura nenhum exagero,...”. (2º parágrafo)

Interpretação do texto

A opinião do autor deste conteúdo está enfatizada no contexto de que se alguém procurar um veículo para entrar e se abrigar durante uma tempestade de raios, ela não estará tomando nenhuma medida exagerada.

Ou seja, é mais seguro procurar qualquer tipo de veículo fechado para entrarmos durante tempestades, afim de salvar nossas vidas. O ato das pessoas que fazem isso é positivo, segundo o autor.

Opiniões em textos comunicativos deste tipo são comuns.

mais textos com opiniões de autores https://brainly.com.br/tarefa/43081825

Anexos:
Perguntas interessantes