[. ] Não adiantava o registro feito na Pré-História, posto que poucos o compreendiam, ou [. ] apenas seu autor. Só que a mensagem tinha que ser entendida por todos da comunidade, já que só assim a finalidade seria alcançada. E foi nesse contexto que, aproximadamente no ano 3000 a. C. , surgiu a primeira forma de se escrever: a cuneiforme. Seu aparecimento se deu entre os sumérios, na região da antiga Mesopotâmia, dando início à história da escrita. Curiosamente, a escrita surgiu como forma de registrar transações comerciais. [. ] Por 3000 anos, muitas tribos de diferentes línguas utilizaram a escrita cuneiforme. Há representação sua na Síria, na Suméria, na Pérsia, entre tantas outras. [. ] CURADO, Adriano. Escrita: Origem, história, desenvolvimento e evolução. Conhecimento Científico, 2019. Disponível em:. Acesso em: 7 jul. 2021. Fragmento. De acordo com esse texto, a mudança da pintura rupestre da pré-história para a escrita cuneiforme foi importante para a conquista de territórios aliados por outras civilizações. A reorganização de culturas que tinham sido extintas. O desenvolvimento econômico das sociedades. O isolamento social de diversas civilizações.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Embora hoje em dia diversos meios possibilitem a comunicação, isso só foi possível graças a invenção da escrita. Essa técnica passou milênios sendo aperfeiçoada e hoje permite que a sociedade registre e transmita conhecimento. Como resultado disso, há quem diga que a concepção da escrita foi o capítulo mais importante da história humana.
A história da escrita começou com a forma de grafar denominada cuneiforme, surgida na Mesopotâmia por volta de 3000 anos a.C.. Posteriormente, os egípcios desenvolveram tais símbolos e criaram os hieróglifos, que utilizaram nos textos religiosos.
Também na China os hieróglifos passaram a ser empregados. Contudo, essa escrita é até hoje utilizada, com algumas alterações. Posteriormente, os fenícios chegaram à representação fonética, criando as consoantes. Depois os gregos acrescentaram as vogais e os símbolos chegaram à quantia de 22 sinais. Esse é o nosso atual alfabeto.
Pré-história, o período anterior
Explicação:
espero ter ajudado