Nada pode, de modo algum, manchar a alma, a não ser aquilo queprocede da própria alma, isto é, o consentimento, pois só nele há maldade.Não há maldade nem no desejo que o precede nem na ação que a elesegue. (...) Deus leva em conta não as coisas que fazemos, mas o ânimocom que são feitas, e o mérito e o louvor de quem age consistem não naação, mas na intenção.Pedro Abelardo. Scito te ipsum (ed. M.Dal Prà) (com adaptações).De acordo com o texto acima, julgue os itens a seguir.I A maldade encontra-se nas ações que são feitas.II A intenção é a chave de compreensão da bondade ou maldade dosatos.III Decidir-se a matar alguém não é maldade; o mal é matar alguém defato.IV Bondade ou maldade dos atos ou omissões medem-se pela intenção,não pelo resultado.V Deus julga os homens não pelas ações, mas pela intenção com queelas são realizadas.Estão certos apenas os itensA I e II.B I e IV.C II e III.D I, III e IV.E II, IV e V
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Conforme o texto trazido na questão, a intenção é compreendida como o principal fator responsável por conseguirmos detectar a bondade ou maldade nos atos, que se medem pela intenção e não pelo resultado.
No plano divino, o homem seria julgado não por suas ações, mas pela intenção com que essas determinadas ações foram realizadas.
A alternativa correta é a E – As asserções II, IV e V são proposições verdadeiras.
Respondido por
2
Resposta:
Letra E
Explicação:
Eu fiz e estava certo :3
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás