"Na visão novo-desenvolvimentista, a concorrência é necessária porque estimula a inovação por parte dos empresários que tentam maximizar o lucro, o que torna o capitalismo dinâmico e revolucionário, e estabelece remunerações e riquezas diferenciadas aos indivíduos de acordo com suas habilidades. Mas devem existir regras reguladoras para que não se tenha como resultado da concorrência o óbvio: perdem os grandes porque numa briga sempre se incorre em custos e desaparecem os menores simplesmente porque são menores."
Fonte: SICSÚ, João; PAULA, Luiz Fernando de; MICHEL, Renaut. Por que novo-desenvolvimentismo? Revista de Economia Política, vol. 27, nº 4 (108), pp. 507-524 outubro-dezembro/2007. p. 513. Disponível em: .
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados na disciplina sobre o novo-desenvolvimentismo, assinale a alternativa que indique corretamente dois aspectos centrais defendidos por essa abordagem:
A
a centralidade da planificação econômica como forma de se proteger da competitividade das empresas internacionais e a importância de um acordo político com as empresas nacionais.
B
a importância da associação com o mercado internacional para incentivar a competitividade das empresas nacionais e a importância de um pacto em prol do crescimento dos setores de base.
C
a centralidade da questão cambial para resgatar a competitividade das empresas nacionais e a importância de um pacto em prol do desenvolvimento.
D a necessidade de estabelecer um câmbio fixo para promover a competitividade do setor de serviços nacionais e a importância de um tratado internacional em prol do desenvolvimento.
E
a relevância de se promover um rompimento com os países capitalistas centrais por meio da revolução burguesa e a importância de um pacto em prol da superação do imperialismo.
Soluções para a tarefa
Letra b.
Isso porque primeiramente o texto defende a ideia de um elevado desenvolvimento do sistema capitalista para que a ideia de competitividade seja sempre e cada vez mais estimulada, visando ampliação do lucro e de um mercado revolucionário.
Mas ao mesmo tempo, revela a necessidade de estímulo ao desenvolvimento de demais setores da economia, para que a concorrência não leve ao desaparecimento de determinados setores menores.
Resposta: letra C
Explicação: De acordo com a aula 5 a o novo desenvolvimentismo resgata a importância da retomada de um projeto de desenvolvimento e coloca a macroeconomia como estratégia central. Discutiremos aqui seus aspectos centrais: A centralidade da questão cambial para resgatar a competitividade das empresas nacionais, a questão dos juros, a questão fiscal e a importância de um pacto em prol do desenvolvimento.
Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 5. Tema 2.1 O novo desenvolvimentismo. Material para a impressão