Na visão de Rousseau, em estado de natureza, os homens viviam num cenário idílico: isolados nas florestas, usufruindo da natureza, sobrevivendo apenas com o que ela lhes oferecia, não havia lutas e desentendimentos.
Na visao de Rousseau
Soluções para a tarefa
Para Rosseau, o estado de natureza é o estágio prévio de igualdade e liberdade, onde encontramos indivíduos imersos numa relação transparente consigo mesmos e com a natureza, despojados de cultura, linguagem, propriedade, família.
Assim, recorrendo a um idílico estado de natureza, permite a Rousseau, construir uma crítica dos costumes e dos privilégios ao contrastar a imagem das calamidades que a saída do estado de natureza trouxe para a espécie humana, ao instalar no coração de cada homem e da sociedade afecções e ambições, desigualdades e injustiças, luxos e misérias e arbitrariedades que o isolamento teria evitado.
Rousseau teorizou de maneira exemplar a cisão entre sujeito político e sujeito individual, quem estabelece a noção de educação como um processo de construção que há de levar à constituição de um sujeito em um cidadão.
A filosofia política contemporânea herda o pensamento de Rousseau e a crítica da cisão entre economia e política, da forma patriarcal da política que exclui teoricamente o corpo para invocar uma só forma possível da corporalidade construída sobre o corpo do homem branco, heterossexual e burguês.
Bons estudos!