Na Universidade de Frankfurt (Alemanha), estudantes da esquerda e da direita entraram em choque. Em Milão (Itália), já em junho, estudantes tomaram a sede de um jornal, impedindo sua circulação. A juventude de países do Leste Europeu como Polônia, Tchecoslováquia e Iugoslávia, por sua vez, protestava pelo afrouxamento do comunismo de influência soviética, para eles, demasiado "rígido e burocrático". No dia 20, a mobilização atinge seu auge: Paris amanhece sem metrô, ônibus, telefones e outros serviços. Cerca de 6 milhões de grevistas ocupam as 300 fábricas da França.A Universidade de Sorbonne, ocupada pelos estudantes, começa uma outra batalha, em que as maiores "armas" foram as palavras. Surgiram frases que expressavam a política "libertária" desejada pelos jovens universitários: "A imaginação ao poder", "É proibido proibir", "Abaixo a universidade" e "Abaixo a sociedade espetacular mercantil".” (Folha de São Paulo, abril de 2008).
Lendo o texto acima podemos dizer que se trata de um momento importante de transformação social que interfere diretamente na análise sociológica. Portanto, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O texto se refere ao ano de 1968 que fundou duas importantes escolas da sociologia contemporânea, o pós-estruturalismo e a teoria crítica, ambos na França.
b. O texto discute o início dos estudos sobre a cultura que se dá justamente no final da década de 1950 e sua influência sobre as modificações nos estudos de sociologia clássica.
c. O texto se refere ao movimento hippie que acontece na França e na Alemanha no início da década de 1970 e segue influenciando países do leste europeu até os dias atuais.
d. O texto se refere ao ano de 1968, em que ocorrem profundas reações populares que e surge a sociologia contemporânea, se contrapondo aos conceitos e teóricos da sociologia clássica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
letra "d" O texto se refere ao ano de 1968, em que ocorrem
profundas reações populares que e surge a sociologia contemporânea, se
contrapondo aos conceitos e teóricos da sociologia clássica.
Perguntas interessantes