“Na terra, a monarquia é o que existe de mais supremo, pois na terra os reis são apenas os tenentes de Deus, como são até mesmo chamados de deuses pelo próprio Deus”. – Jaime I, rei da Inglaterra.
“Um rei é algo que os homens fizeram por si mesmos, para sua própria tranquilidade; da mesma forma como, na família, ao homem cabe a tarefa de comprar a cerne [...]” – John Selden, jurista inglês.
Sobre as duas citações acima, ambas do século XVII, responda:
a)Seus argumentos são favoráveis ou contrários ao poder do rei? Justifique-se.
b)Em que fundamentos se baseiam cada texto (se esqueçam de mencionar o autor e a teoria)?
Alguém me ajudar por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Ambos defendem e legitimam o poder do rei, porém com argumentos diferentes.
b) O primeiro fragmento afirma que o poder do rei é emanado do poder de Deus. O segundo fragmento afirma que o poder do rei emana dos homens, a sociedade
Explicação:
As duas citações são favoráveis ao poder do rei, nelas se argumenta, desde o ponto de vista de cada autor, como eles são "poderosos".
Assim, para Jaime I o poder do rei é supremo, pois são os "soldados de Deus" quase venerados pelo mesmo Deus, enquanto que para Selden, o poder do rei radica nos homens, pois são eles que os colocam no trono.
O rei é o monarca ou soberano de um reino. É a forma de governo em que a posição suprema do Estado está nas mãos do rei é conhecida como monarquia. Nestes casos, o poder é hereditário.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/25108085