Na tentativa de definirmos o que vem a ser o termo "tecnologia", geralmente nos confundimos ao "coisificar", ou seja, a criar um conceito de tecnologia necessariamente atrelado a algo concreto. Por exemplo, um Notebook representa uma tecnologia tanto quanto uma caneta e um papel. Ambos os objetos podem ser destinados a mesma tarefa, mas a executam de formas diferentes. Esta "forma" de se fazer (e não a "coisa" por meio da qual fazemos) é que é tecnologia. Sobre este assunto, analise as afirmações:
Soluções para a tarefa
Podemos afirmar que o conceito de tecnologia significa o estudo da arte, do saber fazer, onde tem-se o estudo da técnica quando verificamos como uma atividade é ou deverá ser realizada.
Da mesma forma, a tecnologia sempre possui um aspecto futurista de modo que suas vantagens poderão ser percebidas, visto que a tecnologia preconiza o avanço, o progresso.
Alternativa 2: I e II.
Complementando:
I. Embora dinâmico, o conceito de tecnologia significa, em síntese, o estudo da arte, do saber fazer. Por meio do estudo da tecnologia estuda-se o modo como uma atividade é realizada (estudo da técnica).
II. A tecnologia sempre deve apresentar um caráter futurista para que sua vantagem relativa seja notada.
III. Em um mundo extremamente competitivo, nota-se que as tecnologias são imprescindíveis, mesmo que seu custo de implantação seja elevado. Porém, custos de implantação elevados são praticamente excludentes, quando se considera grande parcela da população. Assim, pode-se dizer que as tecnologias sociais se apresentam como grande alternativa de inclusão social e produtiva, pois oferece métodos de realização de tarefas simplificados, de rápida assimilação e a um custo relativamente baixo.
Mediante a análise das afirmações, é correto o que se afirma em:
Alternativa 1: I, apenas.; Alternativa 2: I e II, apenas.; Alternativa 3: II e III, apenas.; Alternativa 4: I e III, apenas.; Alternativa 5: I, II e III.
Abraços!