Na tabela periódica, quais os elementos apresentam maior facilidade de perder elétrons ?
E quais apresentam maior facilidade de ganhar elétrons?
Soluções para a tarefa
os elementos que tem mais facilidade de ganhar elétrons
e grupo 15(5a),16(5a)e 17(7a)
os elementos que tem mais facilidade de perde elétrons e o grupo 2(2a) só mente ele
Sendo os elementos que tem mais facilidade de ganhar elétrons e grupo 15(5a), 16(5a) e 17(7a) .
Para os elementos que tem mais facilidade de perde elétrons e o grupo 2(2a) só mente ele.
O elemento com maior eletronegatividade é o flúor (F), com valor de 3,98.
O elemento com maior eletropositividade é o frâncio (Fr), que possui eletronegatividade 0,70.
Explicação:
A Eletronegatividade é a tendência que o átomo tem para adquirir elétrons. É uma característica abundante dos não metais.
A eletronegatividade, ou seja, a capacidade de ganhar elétrons, tende a aumentar nas famílias de baixo para cima e, nos períodos, da esquerda para a direita.
Quando falamos de eletropositividade é exatamente o contrário da eletronegatividade por si só, sendo a tendência que um átomo tem para perder elétrons. Sendo bastante característico dos metais. Pode ser chamado de caráter metálico.
Como característico da eletropositividade, tendendo a aumenta nas famílias de cima para baixo e, nos períodos, da direita para a esquerda.
Em ambos os casos dependem do Raio atômico e desconsideram os gases nobres por conta da sua estabilidade.
1º) NaCl. O sódio apresenta maior raio atômico que o cloro por estar mais à esquerda na Tabela Periódica e, principalmente, por ter um número atômico menor que o do cloro. Por isso, o sódio é o mais eletropositivo e tem tendência de perder elétrons para o cloro.
2º) CaS. O cálcio apresenta maior raio atômico que o enxofre por estar mais à esquerda na Tabela Periódica e, principalmente, por ter um número de níveis maior. O cálcio está localizado no quarto período (quatro níveis) e o enxofre está no terceiro período (três níveis). Por isso, o cálcio é o mais eletropositivo e tem tendência de perder elétrons para o enxofre.