Na sua opinião, os portugueses já sabiam o que encontrariam do outro lado do Atlântico? Justifique
Soluções para a tarefa
Resposta:
RESOLUÇÃO
a) A descoberta do ouro no Brasil está relaciona ao movimento das bandeiras, expedições formadas pelos habitantes de São Paulo, os chamados bandeirantes, a partir do século XVII. Organizados em grupos, esses paulistas, buscando alternativas econômicas, montaram expedições em direção ao interior da colônia, com objetivo de aprisionar indígenas, capturar escravizados fugitivos e encontrar metais preciosos. O movimento dos bandeirantes não respeitava as fronteiras delimitadas pelo Tratado de Tordesilhas, adentrando em territórios que foram, gradativamente, incorporados ao domínio português. No final do século XVII (1693), a expedição liderada pelo bandeirante Antônio Rodrigues Arzão, encontrou ouro na região da atual Sabará, Minas Gerais. A notícia da descoberta de ouro se espalhou estimulando a prospecção em outras localidades, contribuindo ainda mais para ampliação das fronteiras do Brasil colonial.
b) Não, o governo colonial não cumpriu o compromisso assumido junto aos paulistas de que teriam privilégios na exploração dos mineiros por eles encontrados. Esse fato motivou a ocorrência de conflitos, opondo paulistas contra os chamados emboabas, colonos de diferentes regiões e portugueses que se dedicavam a exploram dos minérios. Derrotados, muitos paulistas passaram a buscar ouro em outras regiões coloniais.
c) Durante o período da mineração, Portugal cobrava um imposto equivalente a quinta parte (20%) do peso do ouro extraído. Ou seja, um quinto de todo ouro extraído era revestido para Portugal. A associação do quinto ao inferno pode ser relacionada ao descontentamento dos donos das minas auríferas com a cobrança desse tributo.
HABILIDADE:
EF07HI12 Identificar a distribuição territorial da população brasileira, em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
EF07HI13 Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
Explicação: