na sua opinião,os manifestantes estão certos ou errados em destruir tais monumentos?justifique sua respostas
Soluções para a tarefa
Resposta: Estátuas e monumentos que homenageiam personagens históricos reconhecidos como escravagistas e colonialistas estão sendo alvo de protestos em algumas partes do mundo desde a explosão das manifestações antirrascistas, em maio.
O questionamento a esses monumentos, no entanto, não é coisa tão recente assim: foi a remoção da estátua de um general escravista que desencadeou a marcha racista de Charlottesville, nos Estados Unidos, em 2017. Já no Brasil, em 2013, uma manifestação indígena questionou homenagens a bandeirantes, como o Monumento às Bandeiras, em São Paulo.
O debate parece ficar polarizado entre os que defendem a derrubada dos monumentos, a fim de reparação histórica, e os que defendem sua permanência, apontando que a destruição seria uma tentativa de revisionismo.
O professor de História Raphael Tim explica o teor revisionista que essas próprias homenagens a figuras racistas carregam, já que tentam apagar o passado de escravidão e retratar como positivo o colonialismo.
Já pensou em como apresentar propostas de intervenção para esse problema caso ele fosse tema de redação no vestibular? Da realocação das estátuas para museus à instalação de placas explicativas, trouxemos algumas alternativas levantadas por quem entende do assunto.