Na sua opinião as intervenções artísticas, de qualquer linguagem, interferem na
relação das pessoas com os espaços da cidade? Por que?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No início, um movimento não reconhecido que foi ganhando forma com o decorrer dos tempos e se estruturando. Mais do que marcos espaciais, a intervenção urbana estabelece marcas, particulariza lugares, recria paisagens. existem intervenções urbanas de vários portes, indo desde pequenas inserções através de adesivos (stickers) até grandes instalações artísticas.
A Intervenção lança no espaço público questões que provocam discussões em toda a população. De uma maneira ou de outra, ela faz com que as pessoas parem sua rotina por alguns minutos, seja para questionar, criticar ou simplesmente contemplar a arte.
Sua finalidade é provocar o público para questões políticas, sociais, ideológicas e estéticas.
“Cow Parade” é considerado o maior e mais bem sucedido evento de arte pública no mundo. Já passou por mais de 50 cidades em todos o mundo desde de 1999, inclusive por várias cidades do Brasil. As vacas são pintadas por artistas locais, sendo ele profissionais, amadores ou desconhecidos. A renda arrecadada pelo evento é revertida para instituições de caridade em diversas partes do mundo, cumprindo o seu papel social.
Resposta:
A CowParade surgiu com a ideia de um artista suíço chamado Pascal Knapp, em 1998, quando apresentou três modelos de vaca – deitada, pastando e em pé – durante um evento de arte em Zurique. Para o escultor, as vaquinhas seriam a forma mais criativa de reproduzir uma tela tridimensional para artistas locais se expressarem. Com pincéis, tubos de cola, apliques e outros tipos de adereços o artista poderia aproveitar toda a superfície em tamanho natural, repleta de particularidades e curvas para imprimir sua arte. Nessa “première” 450 esculturas de vacas foram confeccionadas e espalhadas por toda a cidade suíça.